Geral

Aracruz marca presença no 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participa nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no Auditório Sebrae - Espírito Santo, Vitória, do 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar. Com o tema “Segurança e Educação: Estratégias para escolas mais seguras”, o evento tem por objetivo promover o compartilhamento de experiências e o aprimoramento das estratégias de segurança em escolas de todo o país.

Leia também: Governo publica decreto que institui o concurso público unificado

General Ridauto Fernandes é alvo de mandados de busca e apreensão 

Governo do Estado e MPES apresentam resultado da Operação Mata Atlântica em Pé

Escola Municipal Bárula dos Santos conscientiza alunos quanto à inclusão de pessoas com deficiência

Ele é promovido pelo Governo do Estado e organizado pelas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Educação (Sedu), em conjunto com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).  Estão reunidos especialistas, educadores e profissionais da segurança pública para um debate intersetorial sobre a importância da segurança escolar, onde estão sendo apresentados painéis para debates das experiências e ações do Espírito Santo e de outros estados.

O 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar está inserido no eixo de Ações Preventivas do Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado pelo governador Renato Casagrande em abril deste ano. "Nós somos o primeiro estado no Brasil a lançar um plano específico, com ações de curto, médio e longo prazos. Esse plano surge justamente após o atentado que sofremos em novembro do ano passado. Por isso, nossa intenção, é garantir um ambiente escolar com cada vez mais segurança, e para isso, precisamos nos unir para trabalharmos a cultura de paz dentro e fora de nossas escolas", lembrou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

Esse Fórum Nacional de Segurança Escolar, por reunir especialistas e educadores de todo país, possibilitará o compartilhamento de conhecimentos para a promoção de melhores práticas e estratégias eficazes de segurança nas escolas. Nesta quinta-feira (28), o destaque será com o painel “Violência Extrema nas Escolas”, moderado pela professora Telma Vinha, doutora em Educação e professora da UNICAMP.

Também participam deste painel a delegada Quésia Pereira Cabral, que atua no Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e o coordenador-geral de Política Educacional para a Juventude do Ministério da Educação, Yann Evanovick Leitão Furtado. Nos demais painéis, o evento contará com palestrantes do Espírito Santo, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O Fórum tem como público-alvo gestores e operadores das áreas de educação e segurança pública de todo o Brasil. Serão cerca de 200 participantes de 17 estados e de 51 municípios do Espírito Santo.