Educação

Escola Municipal Bárula Neves dos Santos conscientiza alunos quanto à inclusão de pessoas com defici

Postada em:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bárula Neves dos Santos, em Barra do Sahy, vem desenvolvendo junto a seus alunos, com apoio dos profissionais da Educação Física, Especial e Básica (Auxiliares - APEBs), atividades com o intuito conscientizá-los quanto à inclusão de pessoas com deficiência.

Leia também:  Aracruz marca presença no 1º Fórum Nacional de Segurança Escolar

Governo publica decreto que institui o concurso público unificado

General Ridauto Fernandes é alvo de mandados de busca e apreensão 

Governo do Estado e MPES apresentam resultado da Operação Mata Atlântica em Pé


Essas atividades tiveram três etapas e foram inspiradas no projeto "Diferentes e Iguais" da apostila "Cidadania e Civismo" - Baú das Artes. A primeira atividade realizada foi em sala de aula, onde foi feita uma roda de conversa sobre o conhecimento prévio de cada criança em relação à temática "Pessoas com deficiência e inclusão", depois foram passados trechos dos filmes "Procurando o Nemo" e "Procurando Dory" falando sobre as deficiências dos peixinhos protagonistas.

Na segunda parte, a professora de Educação Física, junto à professora de AEE e auxiliares, levaram as turmas separadamente para a praia. Lá foi proposta uma releitura da brincadeira "Cobra cega", com a turma sendo separada em duplas. Uma das crianças teve os olhos vendados e outra teve que guiá-la pelo percurso de obstáculos plantados na areia.

O terceiro e último momento foi executado pelas professoras de Artes que, depois de contextualizar os vídeos assistidos no primeiro momento e na roda de conversa, pediram para que cada aluno desenhasse um animal marinho com uma deficiência para a construção de um mural.

“Foi um momento de muito aprendizado. A campanha busca diminuir as barreiras que ainda existem em relação à inclusão escolar, combatendo o preconceito e promovendo a igualdade de oportunidades na educação. Nosso objetivo é mostrar que todos os estudantes têm potencial para aprender e contribuir para a sociedade, independentemente de suas características individuais", disse a direção da escola.