Geral

Caminhada do Caboclo Bernardo é retomada e acontece no próximo domingo (5)

Postada em:

O “Caminho do Caboclo Bernardo” está de volta. No próximo domingo (5), a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) vai realizar a 11ª edição da caminhada que relembra a história de um herói capixaba da região, que salvou 128 vidas em um naufrágio, no ano de 1887. A saída está marcada para às 7 horas, em frente à Escola Estadual “Ermentina Leal”, na Vila do Riacho. 

Leia também: Criminosos invadem residência e matam duas pessoas a tiros em Aracruz

Governo do ES entrega cinco câmaras frias e dois automóveis de transporte sanitário a Aracruz

Ingressos para Torneio Internacional Sub-20 já estão à venda

 

As inscrições, no formato on-line (link abaixo), começaram na última sexta-feira (27) e vão até esta quarta-feira (1/06). A expectativa é de que cerca de 150 andarilhos participem da caminhada de 32 quilômetros. O ponto de chegada será a vila de Regência, no município de Linhares. Para retornar, a organização vai disponibilizar transporte. É muito importante que os andarilhos estejam vestidos com roupas leves, use boné e tênis confortável.

 

Esse é um importante momento de conscientização ambiental, onde serão abordados temas relacionados aos biomas, restingas, além da preservação dos rios e riachos. É muito importante que todos levem sacolas para que não haja o descarte irregular do lixo no meio do percurso, ou que cada um guarde para que o mesmo seja descartado nas paradas, que serão estratégicas e onde estarão disponíveis água e frutas.

“Retomar essa importante caminhada depois do momento mais crítico da pandemia é muito gratificante. Essa é uma oportunidade de fomentarmos o turismo nas regiões por onde passaremos, agregando valores e fortalecendo a cultura, além de reiterar o pertencimento dos moradores que continuam mantendo viva a história do caboclo Bernardo”, comentou o secretário da pasta, Paulo Neres. 

A caminhada acontece em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), e com o apoio da EEEFM “Ermentina Leal”, liderança comunitária da Vila do Riacho, comércio local, Secretaria de de Cultura, Turismo e Esporte do município de Linhares, aldeia indígena de Comboios e Projeto Tamar. 

História de Caboclo Bernardo

O evento é uma homenagem ao Caboclo Bernardo, que faleceu em 3 de junho de 1914. Essas atividades resgatam a história do herói capixaba. Bernardo José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo, foi um pescador, natural da então Vila de Regência, em Linhares, que em 1887 salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil. 

Na madrugada de 7 de setembro de 1887, uma noite de tempestade, com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia em missão de sondagem a Abrolhos (Bahia), chocou-se contra o Pontal Sul da Barra do Rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência, distrito da cidade de Linhares. 

Ao amanhecer, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até à praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta à terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio. 

Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo de resgate, acompanhando os náufragos até a praia num pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após cinco horas de luta, dos 142 tripulantes do Imperial Marinheiro, apenas 128 conseguiram se salvar. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.

Clique aqui e faça sua inscrição. 

Clique aqui e conheça o percurso do Caminho do Caboclo Bernardo.