Geral

Governo do ES entrega cinco câmaras frias e dois automóveis de transporte sanitário a Aracruz

Postada em:

A Saúde (Semsa) de Aracruz recebeu, na manhã deste sábado (28), do Governo do Estado, mais equipamentos: cinco câmaras frias e dois automóveis (modelo Van) de transporte sanitário. O prefeito Dr. Coutinho, acompanhado do vice Beto Vieira e da secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, estiveram no evento de entrega, pelas mãos do governador Renato Casagrande, no município de Fundão. Também participaram o secretário de Suprimentos, Marcelo de Oliveira, e os vereadores André Carlesso e Jean Pedrini.

Leia também: Criminosos invadem residência e matam duas pessoas a tiros em Aracruz

Caminhada do Caboclo Bernardo é retomada e acontece no próximo domingo (5)

Ingressos para Torneio Internacional Sub-20 já estão à venda

 

As câmaras frias, que serão distribuídas entre as Unidades de Saúde, irão aprimorar e equipar cinco salas de vacinação. Já estão no município duas câmaras frias de 280 litros, duas câmaras frias de 500 litros e uma câmara fria de 1.500 litros. Elas possuem capacidade de manter temperaturas ideais para conservar a qualidade e validade das vacinas. A Secretaria de Saúde também foi contemplada com duas vans, com capacidade para 16 passageiros cada, que irão auxiliar e fortalecer os serviços que dependem do deslocamento de cidadãos. 

 

“Estamos muito felizes com a entrega das câmaras frias e dos automóveis. A nossa saúde está se fortalecendo a cada dia com os investimentos que estamos recebendo do Governo do Estado e aqueles feitos com recurso próprio. São equipamentos de extrema importância, pois irão suprir e colaborar com as demandas do município, principalmente neste momento de pandemia, gripe e outros. Dessa forma, poderemos enviar mais vacinas para as Unidades de Saúde e ampliar os serviços que dependem do transporte sanitário”, disse a secretária da Semsa. 

Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde (Sesa) relembrou os momentos à frente da pasta durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. “O Estado investiu em leitos de UTI com o objetivo de equipar os hospitais. Apresento hoje um resultado significativo desse período. De março de 2020 até março de 2022, foram registradas mais de 76 mil solicitações para leitos de UTI e enfermaria Covid-19, com 85% dos pacientes salvos, sendo uma das menores mortalidades hospitalares pela doença em todo o país. Por isso, estamos qualificando e aplicando recursos para que a saúde de cada município esteja à disposição do cidadão como deve ser. Unimos todos os esforços para avançar na saúde pública e essas entregas são mais uma etapa e que se soma a tantas outras”.

Os vereadores André Carlesso e Jean Pedrini disseram que as câmaras frias representam a garantia de um armazenamento adequado das vacinas e ampliação dos serviços, além de oferecer mais comodidade aos munícipes que farão uso das vans. 

O governador Renato Casagrande ressaltou que os investimentos feitos na área da saúde em todos os municípios estão fortalecendo o sistema. “Com esses equipamentos, estamos possibilitando a Aracruz que amplie a oferta de serviço, permitindo que as vacinas e medicamentos sejam armazenados de forma segura e que os cidadãos possam ser transportados com mais segurança e conforto. Estamos com importantes investimentos no município que irão melhorar a qualidade de vida de cada aracruzense”. 

Dr. Coutinho comemorou e agradeceu pelos investimentos feitos em cada área do município. “A nossa cidade tem recebido muitas obras que irão mudar e melhorar o dia a dia da nossa gente, seja em infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, entre outros. Com as câmaras frias temos a garantia de conservação dos medicamentos na temperatura ideal, com bateria que evita a mudança de temperatura no caso de eventual oscilação elétrica. São importantes equipamentos que vêm para somar e qualificar a estrutura de saúde do município e atender a nossa população, que agora contam com mais duas vans. Conquistas que se somam e dão corpo aos avanços na área da saúde do nosso município”.