Geral

Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado inauguram o Centro de Referência das Juventudes

Postada em:

Cerca de 6500 jovens aracruzenses receberam um espaço dedicado a eles, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ). Na manhã desta quinta-feira (7), o governador do Estado, Renato Casagrande, o vice-prefeito Beto Vieira, e a secretária de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo, junto de demais autoridades municipais e estaduais, inauguraram o CRJ, que está localizado anexo ao Teatro Municipal “Dr. José Maria Coutinho”, no Centro da cidade. 

Leia também: Câmara Municipal de Aracruz homenageia Polícia Militar em Sessão solene 

Prefeitura de João Neiva abre Processo Seletivo para motorista de veículos leves e transporte escolar

IPCA: preço do combustível impactou alta recorde da inflação oficial

O objetivo do CRJ, que é o quarto a ser inaugurado no Estado e faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, é criar oportunidades de integração social e contribuir para a redução dos índices de violência para jovens com faixa etária entre 15 a 24 anos. Esse é um espaço de garantia dos direitos das juventudes, conforme o Estatuto da Juventude (Lei Nº 12.852/2013), e conta com uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, além de promover cursos, oficina de profissionalização, esporte e cultura, entre outros, para que esses jovens entendam a real importância de se viver a juventude com autonomia. E o melhor, tudo de forma gratuita. 

No início da solenidade, o padre Antônio Luiz Pandolfi fez a benção, pediu a intercessão divina para proteger, iluminar e resguardar as ações que ali serão executadas a partir desta quinta-feira (7), além de agradecer pela oportunidade de participar do momento. Logo após, tiveram apresentações artísticas do Instituto Preservate (violão e violino), balé e do Coral indígena Guarani, da aldeia Caieras Velha.

O cacique Marcelo, da aldeia Guarani Nova Esperança, agradeceu pelo acolhimento dos jovens indígenas. “Manter as tradições é o nosso maior desafio e ser convidado a integrar a equipe é mais ainda. Existe uma preocupação muito grande com os nossos jovens aracruzenses, não apenas os que estão nas periferias, muitas vezes sem oportunidades, mas também os indígenas. Queremos que todos que farão uso deste importante espaço que vai acolher a cada um de forma igual, aproveitem as oportunidades, as atividades e, acima de tudo, que respeitem o próximo”, relatou.

Em dezembro de 2021 a Prefeitura de Aracruz fez a cessão do imóvel que tem mais de 1.000 m² e que foi todo reformado e adaptado para receber os jovens, com pinturas coloridas e luminárias personalizadas. A juventude vai encontrar salas multiuso, de dança, espaços de convivência, sala de informática, oficinas, espaço para a prática de esporte, além de atendimentos coletivos da equipe de multiprofissionais que integram o CRJ. 

A implantação do CRJ é fruto de uma parceria do Governo do Estado com Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, que fará a execução do serviço no município. Para a presidente da Associação, Pollianny Siqueira Silva Santos, esse momento foi muito aguardado por todos. “Agradeço ao governador Renato Casagrande por investir e fazer de verdade uma política pública para a juventude. É emocionante, gratificante, e certamente vai mudar a história de Aracruz e de todo o Estado. Aqui a juventude encontra um espaço totalmente acolhedor e com uma gama de atividades que irá contribuir com a construção da cidadania”, disse. 

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), Iohana Kroehling, comentou que o CRJ vem para somar os programas existentes no município. “Agradecemos por oportunizar aos jovens aracruzenses, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, e dar todo o suporte necessário. É muito bom iniciar o trabalho de forma integrada e oferecer a cada usuário do CRJ o que eles merecem”, comentou. 

“É uma alegria participar desse momento único para os jovens de Aracruz. As mudanças que aqui foram feitas certamente fazem com que os jovens se identifiquem. Sabemos que a juventude tem muitos sonhos e o CRJ vai ajudar a encaminhá-los e ajudar muitas famílias, com políticas públicas e outros. Muitas famílias serão beneficiadas graças ao olhar que o governador Renato Casagrande está tendo com Aracruz,” relatou o presidente da Câmara, vereador Lula. 

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, a metodologia desenvolvida no projeto CRJ é diferente de tudo que já foi visto. “Vamos entregar 14 CRJs para as juventudes, e junto com eles, uma política estruturada e que merece ser continuada, porque ela salva vidas e transforma realidades. Não é fácil, por exemplo, construir um Plano Estadual de Juventudes. Não é fácil criar um Fundo para as juventudes, mas tudo isso foi criado neste Governo, e hoje temos o maior investimento em políticas de juventude que esse Estado já teve. Os CRJs são espaços feitos para as juventudes, independentemente de orientação sexual, etnia ou raça”, ressaltou.

“Esse espaço é a cara da juventude. Ele vem para promover ações de proteção social e  mudar muitas vidas com diversos serviços, que vem para proporcionar integração social com as oportunidades que aqui serão criadas. Investir nos jovens é prepará-los para um futuro promissor e fazer valer os direitos garantidos. Essa parceria da prefeitura com o governo do Estado tem dado certo, pois estamos recebendo grandes investimentos. Mas, não tem investimento maior que esse, em acreditar nos nossos jovens, afinal, é aqui que muitos irão entender a real importância de se viver a juventude com autonomia e respeito ao próximo. Não posso deixar de mencionar outra obra muito importante que vem para mudar a vida de muitas famílias, como o investimento de mais de R$ 50 milhões destinados às obras de macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista. Agradecemos pela parceria, empenho e comprometimento com a nossa gente”, disse o vice-prefeito Beto Vieira. 

Já o governador Renato Casagrande destacou a união dos vários setores sociais para a realização dessa iniciativa. “É importante termos uma integração do CRJ com a prefeitura, com a Associação dos Amigos da Justiça, com a Defensoria Pública, com o Ministério Público, com as aldeias indígenas, com a Câmara de Vereadores e todos os demais órgãos. Essa integração produz uma energia positiva e resultados muito bons. Vamos integrar os 14 CRJ´s que teremos no Estado. Levar as turmas de lá para cá e daqui para lá. Integrar a juventude para tensionar esses jovens a virem para as oportunidades. Eles costumam ser aliciados pelo crime, mas temos que atraí-los para o mundo das oportunidades, e o CRJ é esse ponto de política de apoio à juventude. Temos que informá-los dessas oportunidades, pois muitos não sabem onde buscar informação. Orientar é primordial, pois o CRJ é um foco que vai irradiar oportunidades aos nossos jovens”, relatou.