Política

Saiba quem são os secretários de Aracruz escolhidos por Dr. Coutinho

Postada em:

O prefeito eleito de Aracruz, Dr. Luiz Carlos Coutinho, já escolheu seus secretários que irão ajuda-lo na administração do município.

Leia também: Homem se diz vítima de tentativa de atropelamento em Aracruz

Sejus suspende visitação em unidades prisionais de Linhares e São Mateus 

Suzano divulga resultados das ações dos projetos contemplados pelo Edital Emergencial

As escolhas foram predominantemente técnicas, pelo que se vê na maioria dos currículos apresentados. Os nomes fortes da futura administração possuem formação nas áreas respectivas ou acumulam longa experiência atuando em setores afins.

 

Veja a relação dos secretários que tomarão posse em janeiro:

Governo: Andréa Coutinho Musso da Silva

Advogada, com especialização em Direito Civil e Processo Civil e Direito Público.

Funcionária pública municipal há 30 anos.

 

Agricultura: Mauro Demartha

•Técnico em Agropecuária - Diretor Presidente da CAMIG (Cooperativa Agrária Mista de Guaraná - Cafeicruz). Presidente da Associação de Agroturismo em Aracruz.

 

Esportes: João Hilton José dos Santos

* Graduado em Educação Física, com especialização em Educação Física Escolar e Gestão Esportiva;

* Professor da rede pública por mais de 15 anos;

 

Educação: Jenilza Morelatto Spinassé

* Graduada em História, pós graduada em Planejamento Educacional e em Supervisão Escolar. Atuação na área de educação há mais de 30 anos.

 

Saúde: Bernadete Coelho Xavier

•Enfermeira Sanitarista pela UFES e ENSP;

•Enfermeira aposentada do Estado e do município da Serra;

•Atual Secretária de Saúde do município de Cariacica;

 

Planejamento: Giuseppe Coutinho Silveira Bacharel em Ciências Econômicas pela  UFES. Licenciado em Física – 

*Universidade Metodista de Santos. Pós graduado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação pela Universidade Pedagógica EJ Varona – Havana – Cuba.

* Ex-Professor da FAACZ, da Faculdade Pitágoras, da ESFA – Escola São Francisco de Assis, do Colégio Pitagora, do Colégio Darwin, do Centro Educacional de Aracruz. Diretor Administrativo e Financeiro da Escola Premier.

 

Comunicação: Wagner Antônio Baraldi de Oliveira

* Graduado em Marketing, com especialização em Gestão de Mídias Sociais e em Comunicação

* MBA em Gestão Empresarial.

 

Desenvolvimento Social: Dileuza Marins Del Caro

* Bacharel em Direito. Ex- Conselheira Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz. Ex Coordenadora dos Agentes Voluntários de Proteção à Criança e ao Adolescente da Comarca de Aracruz. Atual Vereadora na Câmara Municipal de Aracruz.

 

Habitação e Defesa Civil: Coronel Alessandro Lube

* Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar do estado do Espírito Santo.

* Graduação em Oficial da Polícia Militar, com especialização em Gestão de Segurança Pública e Gerenciamento de Crises.

 

Saae: Amadeu Zonzini Wetler

* Graduado em Engenharia Elétrica, com especialização em Engenharia da Informação, Gestão pela Qualidade e Tecnologia Mecânica;

* Mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, pela UFES;

* Ex Diretor presidente da CESAN;

* Gestor da Escelsa durante 30 anos.

 

Turismo: Moisés Mercier

* Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior e Especialização em Gestão Portuária.

* Controlador de Operações Portuárias –Portocel, atuando principalmente nas áreas de planejamento e liderança de equipe na execução das atividades, há mais de 15 anos.

* Participante de atividades socioculturais e projetos voluntários realizados em Aracruz.

 

Meio Ambiente: Aladim Fernando Cerqueira

* Graduação em Engenharia Agronômica pela UFES, mestrado em Agronomia, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

* Servidor público - Analista de Meio Ambiente no Instituto Jones dos Santos Neves.

* Ex-Secretario de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

* Ex-Diretor Presidente do IEMA.

* Ex-Diretor Presidente do IDAF.

* Ex-Secretario Municipal de Meio Ambiente de Aracruz

 

Desenvolvimento Econômico: José Eduardo Faria de Azevedo

•Engenheiro Civil formado pela UFES;

•Especialização em Transportes e Gestão Pública;

•Ex-Presidente da CETURB;

•Ex Diretor da CDV e Secretário Adjunto de Planejamento da Prefeitura de Vitória;

•Ex Secretário de Planejamento, Governo, Gestão, Projetos Especiais e Desenvolvimento do Governo do Estado do Espírito Santo;

•Ex Coordenador do GERES / FUNRES e Membro do Conselho Nacional de Política Energética CNPE;

•Ex Secretário de Planejamento, Governo e Desenvolvimento da Prefeitura da Serra;

 

Controladoria: Luis Fernando Mendonça Alves

.* Auditor de carreira do Estado do Espírito Santo na Secretaria de Estado de Controle e Transparência – SECONT desde 2006, ocupando várias posições de chefia entre 2008 e 2012.

* Controlador-Geral do Município de Vitória no período de 2013 a 2014, desenvolvendo vários projetos, destacando-se a modernização do Portal da Transparência de Vitória, que conquistou em 2014 a 2a colocação nacional entre as capitais, segundo a Associação Contas Abertas. 

* Subsecretário de Estado da Transparência de 2015 a 2017, onde coordenou o projeto de desenvolvimento e implantação do novo Portal da Transparência do Estado, que em 2016 foi classificado na 1a colocação nacional pelo Ministério Público Federal.

* Subsecretário de Estado da Saúde em 2018, onde teve oportunidade de coordenar, entre outros projetos, a implantação da Rede Cuidar em Santa Teresa e Linhares.

 

Procuradoria: Dr Vitor Soares Silvares

.* Graduado em Direito;

.* Assessor de nível superior para assuntos jurídicos do Tribunal de Justiça  do ES (2005/2009);

.* Subprocurador geral de Vitória/ES (2009/2012); . Procurador Geral da Serra/ÉS (2013/2020);

 

Administração: Marcus Vinicius Souza Coelho 

.* Graduado em Administração;

.* Analista de Informações e Controles SR -Suzano Papel e Celulose, de 1990 a 2011;

.* Consultor da Diretoria de Administração e Finanças - Banestes Seguros, de 2012 a 2015;

.* Diretor Administrativo do Centro de Reabilitação Física do Esp. Santo, de 2015 a 2017;

.* Diretor Geral do Hemocentro do Esp. Santo (HEMOES), de 2017 a 2019;

.* Secretário de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Esp. Santo, de 2019 a 2020;

 

Transportes e Serviços Urbanos: Almir Gonçalves Viana

•Assistente Técnico e de Extensão Rural em Aracruz - Emater-ES (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) - 1982 a 1996;

•Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Aracruz - 1997 a 2000;

•Secretário de Agricultura de Aracruz - 2001 a 2004;

. Assistente Técnico, de pesquisa e Extensão Rural em Aracruz - Incaper - ES (Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) - 2005 a 2012;

•Secretário de Agricultura de Aracruz - 2013 a 2016;

•Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural em Aracruz - Incaper-ES - 2017 a Dezembro de 2020.

 

Obras e Infraestrutura: Rafael Borgo 

* Graduado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em Gestão Estratégica de Custo e Gerenciamento  de Empreendimentos.

* Ex Secretário Municipal de Obras de João Neiva.

 

Finanças: Geraldo Magela Ramos

* Auditor fiscal de tributos municipais aposentado do Município de Serra.

* Ex secretário financeiro, da Câmara Municipal da Serra.

* Ex secretário de recursos humanos do Município de Serra.

* Ex secretário de turismo, cultura, esporte e lazer do Município deSerra.

* Ex diretor da administração tributária do Município de Serra.

* Ex secretário de finanças do Município de Aracruz.

 

Ipasma: Sônia Marta Scarpati

* Bacharel em Ciências Contábeis. Servidora pública municipal há mais de 25 anos!

 

Suprimentos: Anckimar Pratissolli

.* Graduado em Administração pela UFES;

.* Analista em Gestão Pública, com vínculo efetivo na Prefeitura de Vitória, há mais de 25 anos;

.* Ex secretário de Finanças de Vila Velha;

.* Ex secretário de Administração e Recursos Humanos da Serra.