Coronavírus

Sejus suspende visitação em unidades prisionais de Linhares e São Mateus

Postada em:

A Secretaria da Justiça (Sejus) decidiu suspender totalmente as visitas sociais nas unidades prisionais de Linhares, São Mateus e Guarapari. A medida foi necessária tendo em vista o 37º Mapa de Risco Covid-19 no Estado, em vigência a partir desta segunda-feira (28) e que vale até o domingo (03). Os dois municípios estão classificados como risco alto da doença. As demais unidades prisionais do Estado seguem com o cronograma normal de visitação.

Leia também:  Saiba quem são os secretários de Aracruz escolhidos por Dr. Coutinho

Homem se diz vítima de tentativa de atropelamento em Aracruz

Suzano divulga resultados das ações dos projetos contemplados pelo Edital Emergencial


Com isso, a restrição passa a valer na Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSMT), Penitenciária Regional de São Mateus (PRSMT) e Centro de Detenção Provisória de Guarapari (CDPG). De acordo com o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, a medida visa à proteção de todos.

“Estamos acompanhando os índices da doença pelo Mapa de Risco e isso tem sido determinante para a suspensão total das visitas nesses municípios. Até o dia 03 de janeiro vamos avaliar medidas alternativas para a visitação das famílias nas unidades e a organização das rotinas, visando ao retorno das visitas via parlatório e/ou por ligações assistidas. Nossa preocupação é resguardar e proteger a massa carcerária de uma contaminação, assim como os servidores penitenciários e demais colaboradores”, ressalta Alessandro de Souza.

Também estão suspensas as atividades laborais externas, a assistência religiosa presencial e demais eventos realizados por parceiros das unidades citadas. O subsecretário também explica que, conforme as novas mudanças forem apontadas no Mapa de Risco da doença no Estado, as demais penitenciárias também sofrerão mudanças no esquema de visita.

Barreira sanitária

O controle da Covid-19 no sistema prisional tem sido realizado de forma sistemática. Para entrar na unidade de saúde, o visitante deve passar por barreira sanitária, que inclui o preenchimento de questionário de saúde, aferição da temperatura, higienização das mãos e uso de máscaras de proteção.