Geral

Projeto Praça Digital: Comunidade de Barra do Riacho já conta com sinal de internet gratuito

Postada em:

Foi inaugurado na noite desta sexta-feira (24/08) na praça “Fruta Pão”, em Barra do Riacho, o “Projeto Praça Digital”, que oferece aos moradores internet gratuita. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Leia também: Prefeitura assina repasse para a Comunidade Terapêutica Betânia

Ladrões bloqueiam via para assaltar na zona rural de Aracruz

Atropelamento com morte em Ibiraçu reforça reivindicações da comunidade quanto a melhorias na BR 101


Antes mesmo do momento de descerramento, quando é retirado o pano que cobre a placa de inauguração, as autoridades presentes se pronunciaram sobre a chegada desse projeto na comunidade de Barra do Riacho. O secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, lembrou do compromisso do Governo Municipal em levar esse projeto para todo o município. “O projeto Praça Digital é um compromisso do prefeito Jones Cavaglieri e faz parte de seu plano de governo. A previsão é que até o fim do mandato 25 Praças Digitais sejam implantadas na cidade”, comenta.

Ainda de acordo com Luciano, com essa internet gratuita, moradores também podem acessar o aplicativo “Aracruz Online”, tecnologia ainda inexistente em vários municípios capixabas. “Essa tecnologia existe somente em oito cidades capixabas. Com isso os moradores podem solicitar serviços de iluminação sem ter que se deslocar à prefeitura. Até para marcar aquele jogo de futebol na Praça da Paz, por exemplo, não haverá a necessidade de ir até o local e deixar o nome”, lembra.

O vereador e líder do Governo na Câmara Municipal, Paulo Flávio Machado, que também é morador de Barra do Riacho, lembrou o quanto essa tecnologia pode ajudar sua comunidade, que ainda carece de investimentos, mesmo sendo um polo siderúrgico. “Temos aqui várias empresas instaladas. Somos o maior gerador de renda para Aracruz, mas infelizmente nossa comunidade ainda carece de infraestrutura e investimentos. Por isso, vejo com bons olhos a chegada dessa internet gratuita, pois com ela poderemos solicitar serviços sem mesmo nos preocupar em ter que ir no apoio. Espero que essa iniciativa seja a primeira de muitas outras” ressalta.

Atualização do “Aracruz Online”
Durante seu discurso o prefeito Jones Cavaglieri lembrou que o Aplicativo Aracruz Online, que agora pode ser acessado com essa internet gratuita, receberá atualizações de acordo com as necessidades que irão surgindo. “Nosso critério utilizado para a implantação das praças digitais foi a viabilidade técnica de cada um para atender com fibra ótica. Nosso aplicativo ainda não conta com todas suas ferramentas. Mas futuramente temos a pretensão também de disponibilizar até serviços voltados à saúde, como o agendamento de consultas”, comenta.

O prefeito ainda falou da presença de famílias nas praças. “Com a implantação dessa tecnologia desejamos que as famílias possam voltar a frequentar nossas praças. Sempre falo do resgate da família como plano de meu governo, e as praças digitais poderão colaborar com isso”, finaliza.

As próximas localidades a receberem a Praça Digital serão: Guaraná, Santa Cruz, Guanabara, Vila do Riacho, Bela Vista, Coah IV, São Marcos, Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Matriz), centro, Coqueiral, Barra do Sahy, Rodoviária e Mercado Municipal.

Como acessar o Aracruz Online
Para acessar o cidadão deverá realizar um cadastro único, informando dados como e-mail, CPF e Nome Completo, ou então baixar o aplicativo Aracruz Online já disponível para Android e IOS.

Fonte: Prefeitura de Aracruz