Meio Ambiente

Iema realiza ações de prevenção a incêndios florestais nos Parques Estaduais

Postada em:

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está realizando ações de prevenção a incêndios florestais nos Parques Estaduais. As vistorias estão sendo realizadas durante todo o mês de novembro, especialmente nas Unidades de Conservação (UCs), com histórico de grandes ocorrências de incêndios. A ação é realizada pelo Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines).

Leia Também: Lars Grael fala sobre segurança para trabalhadores do Portocel

Governo do Estado anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Bancos aumentam horário de atendimento em mutirão do Desenrola

IRPF: Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição

O Prevines atua com implementações dos Planos Operativos e vistorias para a construção de novos aceiros, que são faixas ao longo dos limites das UCs, onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, para prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios.

A vistoria no Parque Estadual de Itaúnas teve início nessa segunda-feira (20) e vai até sexta-feira (24). O Prevines está realizando a manutenção preventiva de ferramentais, como testes das motobombas, sopradores, motosserras, mochilas, entre outros, além de traçar estratégias para a abertura de novos aceiros na Unidade de Conservação. Já no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), a vistoria foi realizada na última semana, e contou com a manutenção das faixas já existentes e intensificação das rondas preventivas. As atividades serão retomadas no PEPCV, na próxima segunda-feira (27).

“Apesar do período crítico no Espírito Santo ter encerrado no dia 30 de outubro, logo na primeira semana de novembro as vistorias tiveram que ser reiniciadas, devido às altas temperaturas. As equipes das UCs estão em alerta máximo, com o objetivo de prevenir, diminuindo o tempo de resposta, caso venha acontecer alguma ocorrência em nossas UCs”, disse o servidor do Iema e coordenador do Prevines, Marcelo Nascimento.

O Iema gerência 18 Unidades de Conservação do Espírito Santo. Seis delas são os Parques Estaduais, na categoria de proteção integral. São eles: Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ), Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), Parque Estadual Forno Grande (PEFG), Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF), Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) e Parque Estadual de Itaúnas (PEI).


Prevines

Com a finalidade de reduzir a perda da biodiversidade e os prejuízos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos incêndios florestais, em 2009, o Estado do Espírito Santo criou o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines).

O programa tem o objetivo de desenvolver atividades de prevenção e combate a incêndios florestais em áreas que coloquem em risco as Unidades de Conservação e o entorno; as áreas prioritárias para a conservação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo e as demais áreas que coloquem em risco a preservação do meio ambiente e a segurança das pessoas.

O Prevines tem um Grupo Gestor que é formado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Coordenação Estadual de Defesa Civil, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretaria da Casa Militar e Policia Militar Ambiental. Essas instituições são responsáveis por executar ações planejadas e permanentes de monitoramento, prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais, ações estas que são priorizadas no período crítico de ocorrência desses desastres.