Meio Ambiente

Projeto orla: reunião discutiu a contenção de erosão nas praias

Postada em:

A prefeitura de Aracruz e órgãos ambientais têm trabalhado no Projeto orla, um instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental que tem como objetivo o ordenamento e utilização sustentável dos espaços da orla costeira, além de garantir o acesso às praias, bens de uso comum do povo. Na última reunião, que aconteceu no distrito de Santa Cruz, os integrantes da Comissão Técnica do Projeto Orla, acompanhados da Doutora do Departamento de Oceanografia da UFES, professora Jaqueline Albino, representantes do Instituto Chico Mendes – ICMBio e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) discutiram a importância de ficar atentos a ações emergenciais que necessitam de encaminhamento.

Leia também: Prefeitura de Aracruz promove caminhada dos idosos na próxima sexta (06)

Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Outubro Rosa

A professora Jaqueline Albino conduziu a reunião explicando que desenvolve diversos trabalhos de pesquisa na região costeira de Aracruz, com olhar em especial voltado para o processo erosivo que vem ocorrendo nas praias do município. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA) que é a responsável pelo Projeto Orla, em parcerias com outras secretarias estão somando esforços para enfrentar esse desafio de entender quais são as principais causas para tentar conter a erosão que está se manifestando cada vez mais agressiva, principalmente no trecho da praia de Coqueiral, ressaltou o secretário da SEMPLA, Giuseppe Coutinho.

Na ocasião a professora Jaqueline também demonstrou preocupação pela situação que está ocorrendo, disponibilizando o laboratório de pesquisa da Instituição para os técnicos do município. Segundo Giuseppe a Secretaria está se movimentando para celebrar um Termo de Cooperação Técnica com o Departamento de Oceanografia da Instituição para agilizar e aprofundar os trabalhos com os pesquisadores do departamento. Ao finalizar a reunião a professora reforçou que antes mesmo do Termo de Cooperação Técnica ser efetivado, a Prefeitura poderá formar um grupo de técnicos que ela disponibilizará o laboratório para estudos orientados por ela.