Meio Ambiente

Dia da Árvore: Prefeitura de Aracruz promove plantio e conscientização no Parque Municipal do Cupido

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), promoveu na manhã desta terça-feira (20), no Parque Urbano Municipal do Cupido, uma ação de plantio e conscientização. Estiverem presentes os secretários de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, o professor e coordenador do curso de Direito da FAACZ, Horácio Ferreira, além de alunos dos cursos de direito, administração e contabilidade.

Leia também: Aluna do CMEBTI Esther Nascimento é medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática

Prefeituras de Aracruz e Viana promovem reunião para discutir regularização fundiária

O momento fez parte das ações em comemoração ao dia da árvore, que no Brasil é celebrado nesta quarta-feira (21). O objetivo principal é fomentar a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

“Hoje também está fazendo um ano da criação desse parque, que é o primeiro de um simbolismo muito importante. Como a cidade cresceu em um ambiente plano, invadindo áreas de preservação e rios, estamos desenvolvendo essas ações de fomento ao espaço verde e às nascentes. No dia da árvore no ano passado plantamos aqui 150 árvores, o que está na nossa linha de expansão e preservação do verde da cidade. Esta é uma oportunidade enorme para vocês alunos se engajarem e nos ajudarem nesta causa”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.

O professor e coordenador do curso de Direito da FAACZ, Horácio Ferreira, agradeceu a parceria com a prefeitura e lembrou da importância da ação para os alunos. “Em nome da FAACZ eu agradeço a secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Aracruz pela parceria com nossos alunos, o que mostra um engajamento muito bacana. Essa parceria é importantíssima para gente como instituição, porque tira um pouco os alunos do ambiente acadêmico e os colocam em um contato maior com a sociedade. Espero que possamos manter isso”, disse.

Finalizando as falas das autoridades, a secretária de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, ressaltou que além das questões relacionadas às obras de infraestrutura pela cidade, o Governo Municipal tem uma grande preocupação com o meio ambiente. “Queria dizer que dentro do pacote de investimentos de 500 milhões de reais do nosso governo, além da questão do concreto, como a obra da macrodrenagem da Grande Bela Vista, que em seu formato haverá um escopo ambiental, também estamos investindo na questão dos parques verdes urbanos, que envolve sua manutenção e cuidado. Queremos criar um cinturão verde em Aracruz para que a cidade cresça com a preocupação de cuidar, favorecendo o surgimento de espaços acolhedores e de visitações, o que proporciona mais qualidade de vida”, pontuou.

Após as falas das autoridades, foi plantada uma muda de jequitibá rosa, árvore símbolo de Aracruz. Os participantes se dividiram em quatro equipes, cada uma com uma atividade, como o plantio de 26 árvores nativas, de arborização e paisagismo pelo parque, a instalação de placas informativas, visita porta a porta com distribuição de panfletos informativos para conscientizar moradores quanto à importância da arborização e sua preservação, além da criação de um jardim na entrada no lago do parque para evitar sua degradação por carros.