Saúde

Começa a campanha de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em Aracruz

Postada em:

Começou nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação em todo o município de Aracruz. A ação acontece até 9 de setembro, em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 15h30. 

Leia também: Aposta feita em Aracruz fatura mais de R$ 40 mil na quadra da Quina

Homem ignora medida protetiva, invade casa da ex-mulher e acaba preso

Qualificar ES abre 11.040 vagas em cursos presenciais

MEC divulga hoje resultado da 1ª chamada do ProUni 2022/2

 

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. 

 

As vacinas já estão disponíveis para o público-alvo para que os pais e responsáveis possam levar os filhos para atualizar a caderneta e melhorar a cobertura vacinal. São esperadas cerca de 5.900 crianças nas diversas Unidades de Saúde. Vale lembrar que a pólio está eliminada, oficialmente, do país desde 1994, mas, devido ao baixo registro de vacina aplicada, há o risco de retorno da doença. Segundo o Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o país não cumpre desde 2015, a meta de imunizar 95% do público-alvo, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença. Em 2021, por exemplo, a cobertura vacinal com as três doses foi de apenas 67%. As doses de reforço são ainda menores com apenas 52% das crianças imunizadas.

“O município tem um elenco grande de vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, infelizmente, estamos vivenciando um cenário de baixa procura pelos responsáveis em manter o calendário vacinal em dia das crianças. Portanto, pedimos aos responsáveis que procurem as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação das crianças, principalmente entre um e cinco anos. Vacina salva vidas!”, comentou a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt. 

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).