Meio Ambiente

Terceiro Ecoponto do município é inaugurado em Barra do Sahy

Postada em:

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (1/06), em Barra do Sahy, a cerimônia de inauguração do terceiro Ecoponto do município. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, o vice-prefeito Beto Vieira, dos secretários de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Almir Vianna, de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, dos vereadores Jean Pedrini, líder do governo na Câmara, e Cecéu, além de representantes da S.A Ambiental, Renato, e da Suzano, Júlio Soares.

Leia também: Jovem invade e depreda escola de Aracruz com bloco de concreto

Inscrições para o curso gratuito de Vendedor se iniciam na segunda-feira (6)

O ecoponto em Barra do Sahy está situado ao lado da Arca Praiana, em frente a ES-010. Sua localização é estratégica e foi pensada em parceria com a Suzano, objetivando acabar com o acúmulo de entulhos próximos às áreas de eucalipto. Como ele também está em frente à ES-010, atenderá os moradores de praias vizinhas, que poderão levar seu entulho de obras, além de móveis usados e materiais recicláveis.

O secretário Almir Vianna (Setrans) abriu as falas das autoridades, reforçando a necessidade de conscientizar os moradores sobre o funcionamento do ecoponto, além da educação ambiental. “Esta é uma oportunidade muito boa para os moradores que precisam entender o que é a limpeza pública em seu todo, como o lixo doméstico, recolhido de porta em porta, os entulhos, que são os materiais de construção, móveis, que é o grande lance do ecoponto, além da capina, como o corte dos matos e vegetações rasteiras. Por isso, temos um grande desafio, e precisamos trabalhar junto dos moradores a educação ambiental, para mudarmos comportamentos e quebrar paradigmas. Esta é uma responsabilidade de todos nós", destacou.

Representando o Legislativo, o vereador Jean Pedrini, que é morador de Barra do Sahy, agradeceu o Governo Municipal por ter atendido as solicitações. “Conversei com o prefeito e disse que precisávamos fazer isso daqui. Essa é uma pequena ação que nos trará um grande retorno e com resultados grandiosos. Espero que possamos divulgar para toda comunidade como elas podem fazer uso disso aqui, trazendo seu entulho e até 1 m³ e, caso não consigam, deixem em suas casas até conseguirem um carro ou carroça para ser descartado aqui. Temos que fazer essa conscientização, passando de porta em porta, informando via carro de som, dentre outros. Com cada um fazendo seu papel vamos conseguir’, disse.

Finalizando a cerimônia, o prefeito Dr. Coutinho agradeceu a participação de todas as pessoas do governo envolvidas, além da S.A Ambiental e da Suzano. "Parabéns aos nossos servidores que trabalham muito para desenvolver essa ação. Queria também destacar o apoio da S.A Ambiental, que nos ajuda no processo de recolhimento dos entulhos, e da Suzano, nossa parceira incansável, que desta vez nos cedeu as estacas de eucalipto, os arames e a porteira, para que pudéssemos cercar o local. Quero pedir a compreensão dos moradores para que possam fazer uso deste espaço, pois uma cidade limpa é uma cidade saudável. Nosso governo continuará investindo nesses ecopontos, oferecendo aos moradores uma chance de não jogar lixo em locais inadequandos”, pontuou.

Três caçambas irão receber o descarte seletivo, além de um Ponto de Entrega Voluntário (PEV). Cada morador pode levar 1 m³ de entulhos de construção, sendo vedadas grandes quantidades, além de lixos orgânicos, úmidos, hospitalares e industriais. Os resíduos de construção são destinados para Ibiraçu, onde serão triturados e usados como solo brita. Os resíduos recicláveis são destinados ao Recicle Aracruz e os demais ao aterro sanitário. Já foram inaugurados ecopontos nos bairros Itaputera, Segatto e Barra do Sahy. As próximas localidades a receberem serão Santa Cruz e Vila do Riacho.