Cultura

1º Encontro de Dança vai reunir cerca de 50 dançarinos no sábado (30), em Aracruz

Postada em:

A Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) vai realizar o 1º Encontro de Dança, no sábado (30), a partir das 19 horas, no Teatro Municipal “Dr. José Maria Coutinho”, localizado ao lado do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), que está apoiando o evento. A entrada é gratuita e acontece em comemoração do Dia Internacional da Dança, dia 29, visando fomentar a cultura no município. 

Leia também: Influenza: Secretaria de Saúde já está vacinando novos grupos prioritários

Cerca de 50 dançarinos de cinco grupos irão se apresentar com o objetivo de, também, agregar à juventude aracruzense a possibilidade de se expressar através da dança e prestigiar as variadas linguagens, formas e técnicas que podem ser alcançadas. 

O grupo Estirpe, do município de Mucurici, foi contemplado com o edital do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (FunCultura), do Governo do Estado, e escolheu Aracruz para receber o espetáculo de dança contemporânea, fazendo uma fusão com o forró, “Contando Histórias do Forró”. No mesmo dia, a partir das 15 horas, no CRJ, o grupo vai oferecer uma oficina para a juventude interessada.

De Aracruz irão participar a Escola de Balé Clássico Lú Ayres e o Gruppo Di Ballo “Nova Trento”, do distrito de Guaraná. Da Serra irão participar grupos de dança do ventre e o projeto de dança do município de Montanha. 

“Esse encontro de dança também marca a retomada das atividades culturais no município de Aracruz. Dessa forma, além de oportunizar os grupos a se apresentarem, esperamos despertar o interesse dos jovens aracruzenses pela dança. É dar voz a uma manifestação artística que está em constante crescimento e, com suas técnicas, movimentos e músicas, se manifestam e dialogam democraticamente com a sociedade”, disse o secretário da pasta, Moisés Mercier.