Saúde

Influenza: Secretaria de Saúde já está vacinando novos grupos prioritários

Postada em:

As salas de vacinação do município já começaram a receber novos grupos prioritários da campanha da Influenza, nesta terça-feira (26). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) já podem se vacinar. Os demais grupos prioritários serão incluídos na campanha Influenza a partir do dia 2 de maio. 

Leia também: 1º Encontro de Dança vai reunir cerca de 50 dançarinos no sábado (30), em Aracruz

No sábado (30), a Semsa também vai promover o Dia de Mobilização Nacional Contra a Influenza e Contra o Sarampo. As Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 14h, exceto as unidades de Santa Rosa, Mambrini, Praia do Sauê, Irajá 1, Mar Azul e Barra do Sahy. Para se vacinar, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação e o CPF/CNS do usuário.

Inicialmente, a vacina da Influenza começou a ser aplicada na população idosa e nos profissionais da saúde. As crianças do grupo também podem ser contempladas com a vacina tríplice viral, já que são do grupo prioritário da campanha contra o Sarampo, que está vigente, além dos trabalhadores de saúde da rede pública e privada. 

“Esses dias de mobilização são um incentivo para aquelas pessoas que não podem ir se vacinar durante a semana, ou levar as crianças. É muito importante que os grupos compareçam para se vacinar e também levem a caderneta de vacinação. Vale ressaltar que a vacina da gripe é anual. Quanto ao sarampo, é importante fazer o alerta para os casos que estão surgindo. Orientamos que as pessoas mantenham a caderneta devidamente atualizada e se protegendo das doenças”, comentou a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt.