Geral

Aracruz reúne cerca de 2.000 artesãos de todo o país no VIII Congresso Nacional

Postada em:

O município de Aracruz está recebendo cerca de 2.000 artesãos de todo o país que vieram participar do VIII Congresso Nacional dos Artesãos. O evento começou nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20), no Sesc, localizado na Praia Formosa. Leia também: Prefeitura de Aracruz entrega a última das cinco cestas básicas do projeto Vida no Mangue

O prefeito Dr. Coutinho, o governador do Estado, Renato Casagrande, e a vice-governadora Jacqueline Moraes, participaram da solenidade de abertura. Neste sábado (19), comemora-se o Dia do Artesão e pautas importantes para a classe serão debatidas, como a Regulamentação da Lei do Artesão e a discussão do Projeto de Lei Nº 1919/2021, que trata sobre a Aposentadoria do Artesão.

Prefeito Dr. Coutinho recebe uma lembrança das mãos da vice-presidente da Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (Assoara), Rita de Cássia Rebuzzi dos Santos

Também estiveram presentes o secretário municipal de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier; a secretária municipal de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Mayer Coutinho Coelho; o secretário de Estado da Cultura (Secult), Fabrício Noronha; a secretária de Estado de Turismo (Setur), Lenise Loureiro; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Tyago Hoffmann; o diretor-presidente do Sebrae, Pedro Rigo; o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini; a presidente da Federação das Associações dos Artesãos do ES (Feartes) e da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart), Maria das Graças Reis Costa, a deputada estadual, Janete de Sá, além dos vereadores Jean Pedrini e Etienne Coutinho Musso.  

O objetivo do encontro é abrir o diálogo com a categoria, discutir políticas públicas, promover a troca de experiências, além de fortalecer o setor, que foi representado por 21 estados. Os artesãos irão tratar de diversos temas, a fim de deixar o artesanato mais competitivo, bem como debater a Legislação Brasileira para a classe, a Base Conceitual do Artesanato, a regulamentação da profissão, além das perspectivas para a aposentadoria.  

Para a vice-presidente da Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz (Assoara), Rita de Cássia Rebuzzi dos Santos, esse é um momento maravilhoso. “Para nós, aracruzenses e artesãos, é uma grande felicidade receber os nossos colegas aqui. Temos uma enorme expectativa acerca dos temas que trataremos neste Congresso. São meses trabalhando arduamente e lutando para que tenhamos nossos direitos garantidos", comentou.  

A presidente da Feartes e da Conart, se emocionou ao dar as boas-vindas aos artesãos e autoridades presentes. “Nenhuma entidade de classe representativa que gera renda, que são empreendedores, consegue fazer o que o meu Estado do Espírito Santo, por meio do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracruz, com todo o apoio que nos foi dado, está fazendo hoje. E tudo isso é o respeito e a credibilidade que temos. Estamos hoje com 21 estados participantes aqui, mas têm muitos que não acreditam na nossa categoria, na força que temos. Esse Congresso acontece num momento muito importante para que todas as pautas sejam debatidas em prol da nossa classe. Precisamos estar unidos e acreditarmos na representatividade que temos”, disse Maria das Graças Reis Costa.  

“Esse é um encontro muito importante depois de momentos tão duros que passamos com a pandemia. O setor foi muito prejudicado, mas não deixamos de dar o devido apoio. Estivemos muito próximos nos últimos anos devido a outros tantos projetos, como a Lei Aldir Blanc. O Estado sancionou novas leis, como o Fundo a Fundo com os municípios, que também vem dar o devido fomento ao artesanato. Podemos ter projetos do artesanato incentivados por esses novos marcos legais da cultura”, disse Fabrício Noronha (Secult).  

Lenise Loureiro, secretária da Setur, enfatizou acerca da alegria que é receber os artesãos no Estado. “Acreditamos que o turismo se faz muito pelas mãos do artesanato. O município de Aracruz, assim como todos os outros, andam de mãos dadas com o Estado e com as demais entidades, fazendo acontecer o empreendedorismo que se dá pelas mãos dos artesãos e que, brilhantemente, levam a identidade capixaba e de cada estado aqui representado pelo restante do país e pelo mundo”.  

Já o secretário de Turismo e Cultura de Aracruz, Moisés Mercier, disse que o Congresso traz muitas oportunidades de debate. “O encontro vem para mostrar para todo o país que a categoria não está parada. Essa é luta na busca de alcançar os objetivos propostos, principalmente no que diz respeito aos direitos. Os artesãos não param, continuam se aprimorando, se capacitando. Temos associações unidas e fortes que continuam de pé, acreditando no seu trabalho, resgatando a arte neste momento de retomada. O artesanato tem uma grande importância econômica e é uma alavanca para o turismo sustentável do nosso município”, pontuou.  

“Aracruz tem em suas origens a mistura de povos e culturas, com uma grande diversidade cultural e diferentes formas de ver o mundo. Prova disso está no artesanato produzido no nosso município. Os artesãos estão em todos os cantos da cidade, sejam nas aldeias indígenas, na orla, no interior, produzindo peças que chamam atenção pelo encanto e originalidade. O artesanato é a tradução da identidade cultural e patrimônio histórico do povo, além de ser, na economia criativa, propulsor de desenvolvimento econômico e social. Afinal, foi nas mãos dos artesãos que se moldou um dos maiores símbolos da identidade capixaba: a panela de barro. O nosso município, junto do Governo do Estado, tem trabalhado pelo fomento e valorização da classe, que passou por momentos críticos na pandemia devido à limitação de trabalho, mas não pararam. Reconhecemos que a luta é grande, o caminho é longo, mas estamos caminhando para que essa retomada seja de forma transformadora e cheia de oportunidades. Curtam muito a nossa cidade, sejam todos bem-vindos e parabéns pelo Dia do Artesão", disse o prefeito Dr. Coutinho.  

O governador agradeceu aos estados que estão presentes no Congresso mostrando a força e o talento. “É muito bom participar de um evento como esse, com pessoas engajadas, alegres. Ser artesão é isso, alegria, mesmo com todas as dificuldades. Estamos cuidando deles nas mais diversas formas, sejam microempresários, cooperativistas, pequenas empresas. Acreditamos num estado próspero, e apoiar o artesanato é sinal de prosperidade. Caminhamos para que possamos voltar a realizar as feiras e outros onde cada um de vocês possam estar. Se tivermos políticas públicas contínuas, continuaremos ‘pocando’, como dizemos aqui no Espírito Santo”, ressaltou.