Turismo

Aracruz é o município do ES com maior número de atrativos turísticos em Pesquisa Nacional

Postada em:

Seis atrativos turísticos de Aracruz estão participando da Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade dos Atrativos Turísticos, realizada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT). É o maior número de atrativos entre todos os municípios do Espírito Santo que participam da análise.

Leia também: Polícia Civil prende suspeito da morte de taxista assassinado em Ibiraçu

Os visitantes que passarem pela Aldeia Temática Tekoá Mirim, Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, Museu Histórico de Santa Cruz, Parque Natural Municipal do Aricanga, Praia de Barra do Sahy e Praia dos Padres poderão contribuir com a avaliação e assim, gerar informações importantes para a elaboração de soluções de melhorias para os serviços oferecidos. 

A pesquisa é feita através de QR Code disponibilizado, que direciona o turista para um questionário com perguntas sobre o espaço, a estrutura e o perfil do turista visitante. O objetivo da consulta é diagnosticar a percepção dos visitantes com relação à qualidade dos serviços turísticos prestados em atrativos dos destinos brasileiros. 

“É importante que nossos atrativos turísticos passem por essa avaliação e acima de tudo, que sejam das pessoas que os visitam. Com as informações coletadas será possível realizar um planejamento de ações de qualificação, estruturação e promoção, melhorando os serviços oferecidos, e assim, atrair mais turistas para a nossa cidade”, destaca Moisés Mercier, secretário de Turismo e Cultura de Aracruz. 

Os atrativos participantes da pesquisa vão poder ser avaliados de janeiro a março de 2022, período em que o Estado recebe muitos turistas e visitantes. No Espírito Santo o trabalho é coordenado pela Gerência de Estudos e Negócios Turísticos da Secretária de Estado do Turismo (Setur), responsável pelo Observatório do Turismo. Os critérios para a definição dos locais de realização da pesquisa foram os municípios com características litorâneas, os atrativos turísticos já consolidados e o fluxo turístico relevante. 

Para a escolha desses critérios foram considerados os espaços com estruturas e equipes que possam estimular a participação dos visitantes e turistas na pesquisa, além dos atrativos que estão com investimentos e ações já em andamento ou concluídas pelas administrações públicas municipal e Estadual, ou mesmo que fizessem parte dos planos dos municípios e do Estado, em médio prazo. Isso porque a pesquisa vai poder respaldar, ao final, a tomada de decisões pelos gestores públicos.

Aracruz é o município no estado que tem mais atrativos participando da pesquisa. Além disso, mais 10 município capixabas participarão da pesquisa. No total, são 23 atrativos que estarão sinalizados, estimulando os visitantes e turistas a participarem da pesquisa.