Esporte

Atletas de João Neiva e Ibiraçu vão representar o ES no Brasileiro de Taekwondo

Postada em:

Eles possuem históricos vitoriosos e as chances de medalhas são reais

O Estado do Espírito Santo e os municípios de Ibiraçu e João Neiva estarão muito bem representados no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que acontece de 24 a 28 de novembro na Arena Carioca 2 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Na foto de capa, da esquerda p/ direita: João Vitor, Amanda, Ayla, Mesre Giovanni Farina, Mestre Bruno Lubi e Poliany

O campeonato reúne os melhores atletas do Brasil na modalidade, vários deles com experiência em competições internacionais e fazem parte da seleção brasileira. A disputa vale 20 pontos no ranking brasileiro e vagas para o Grand Slan 2022, que pode dar acesso à seleção brasileira de taekwondo.

Leia também: Vizinho da propriedade teria participação no furto de 500 kg de pimenta em Sooretama, diz polícia

Dentre os representantes do Espírito Santo estão Poliany Vicente, Amanda Ribeiro dos Reis e Ayla de Almeida Castiglioni, ambas do Município de João Neiva, além de João Vitor Gomes Pereira Machado, morador de Ibiraçu. Todos são faixas pretas e fazem parte da Equipe Farina, que realiza treinos em João Neiva.
 

As chances de medalhas para os atletas da nossa região são reais e os históricos deles comprovam isso:


Poliany Vicente iniciou no esporte aos 13 anos e já acumula mais de 10 anos de treinamento. Hoje ela é a atual campeã capixaba, 1ª colocada no ranking estadual na categoria adulto, até 53 kg, e figura entre as Top 10 do Brasil. O currículo da joãoneivense inclui incríveis 7 títulos de campeã capixaba de forma consecutiva. Ela também já tem experiência em competições nacionais como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

 

Em entrevista ao Programa Josimar Silva, do Site Aracruz, na última sexta (19), Poliany falou de suas pretensões no Super Campeonato:
 

“Meu objetivo é representar bem o Município e o Espírito Santo, além de conseguir um lugar no pódio, afirmou a atleta”.
 

Poliany acrescentou que só o fato de poder participar da competição e estar entre os melhores já é muito importante.


 

João Vitor Gomes foi campeão capixaba tantas vezes, que não soube precisar o número durante a entrevista, acredita que foram 8 títulos. Ele também foi medalha de bronze no Brasileiro de 2019 e da Copa do Brasil do mesmo ano. Ainda em 2019 o ibiraçuense terminou o ano como número 4 do ranking nacional.


“Meu objetivo é medalhar e, se possível, trazer o ouro para casa, disse o faixa preta de 22 anos.


Amanda Ribeiro dos Reis tem 22 anos e vai para o seu 3º Super Campeonato, agora na categoria adulto até 62 kg. Nos dois primeiros ainda era da categoria sub 21 até 62 kg. Em 2018, fez bonito em seu primeiro Campeonato Brasileiro ao conquistar a medalha de bronze. No mesmo ano foi a número 3 no ranking brasileiro.
 

Os bons resultados não pararam por aí. Em 2019 Amanda ficou novamente entre as melhores do País. Foi 5º lugar no campeonato Brasileiro e medalha de prata na Copa do Brasil, o segundo maior evento nacional de Taekwondo.

 

Ayla de Almeida Castiglione - Nossa 4ª representante tem apenas 17 anos e disputa na categoria juvenil. Apesar da pouca idade, a joãoneivense é heptacampeã estadual invicta e titular da seleção capixaba de taekwondo.
 

Em entrevista ao Site Aracruz, Ayla disse que treina desde seus 9 anos. A preparação é se segunda a sexta-feira com o mestre Daniel Farina. Os treinos técnicos, táticos e físicos sã por conta do técnico e mestre Giovanni Farina.
 

“A expectativa é a melhor possível e meu objetivo é retornar para o meu Estado com a medalha de ouro”, disse confiante a atleta sobre o Super Campeonato.
 

Em 2020 e 2021 as competições foram cancelas devido à pandemia de Covid-19.
 

Apesar de todo o histórico de conquistas, nossos representantes não têm patrocinadores, alguns contam com o Bolsa Atleta do Governo Federal, o que representa muito pouco perto do que verdadeiramente necessitam para se dedicarem ainda mais ao esporte.
 

Certamente Ibiraçu, João Neiva e todo o Espírito Santo estarão torcendo pelos atletas da nossa região e pelos demais capixabas que participarão do Super Campeonato. Amanda, João Vitor e Poliany viajam nesta quinta-feira (25). Já a Ayla viajou ontem acompanhada do mestre Giovanni Farina. 


Se após conhecer a trajetória vitoriosa dos nossos jovens, você acredita no bom desempenho deles, envie seu apoio comentando no final da reportagem.