Cultura

7º Festival Cine.Ema abre inscrições de Concurso Cultural para escolas de Aracruz e outros 12 municí

Postada em:

O 7º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, está com as inscrições abertas até 17 de setembro para o Concurso Cultural de produção de Vídeo, Fotografia e Texto Criativo, voltado às escolas públicas localizadas na região das Montanhas, Aracruz e do Frade e a Freira. Inscrições e regulamento estão disponíveis em www.cineema.com.br.

Leia também: Final feliz - Após reportagem, mãe reencontra filho em Aracruz

Ponto facultativo na próxima segunda (06) e feriado na terça-feira (07)

Sedu publica edital de processo seletivo para função de diretor escolar

 

Com premiações para trabalhos produzidos por estudantes, bem como para professores e escolas mais participativas, o concurso selecionará fotografias feitas por dispositivo celular, vídeos de um minuto e textos livres que abordem meio ambiente e agreguem ao tema “O que a natureza nos ensina'', pensado a partir da temática desta 7ª edição - A natureza é a nossa escola.

Fotos: Jow Rodd

Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas, municipais e estaduais, de 13 municípios capixabas: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itapemirim, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

 

O objetivo da ação é conectar pessoas às questões ambientais, buscando despertar o senso crítico, estético e ambiental dos participantes, que produzirão conteúdos sobre a natureza ao seu redor a partir do uso de ferramentas comuns como celular, tablet, entre outros. O importante é dar asas à imaginação e criatividade.

 

O festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltada às comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. Possui o patrocínio da Decolores, Imetame e do Grupo Águia Branca, em parceria com a Reserva Águia Branca. É uma realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal.

 

Estudante, escolha uma categoria e participe!

 

Concurso de vídeo

 

Serão selecionados vídeos produzidos em qualquer formato ou resolução, feitos preferencialmente por dispositivos móveis, como celulares e tablets, ou outros aparelhos, como webcam. Qualquer narrativa será aceita, seja em linguagem de documentário, ficção, experimentações, dentre outras. A ideia é refletir os ambientes naturais do lugar onde se vive, os significado e como eles te afetam.

 

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

 

Concurso de Fotografia

 

As fotografias serão julgadas por sua originalidade, composição, impacto e mérito artístico. No ato da inscrição, o candidato deverá descrever como sua fotografia dialoga com o tema “O que a natureza nos ensina”, podendo pensar sobre as paisagens locais, suas potencialidades e fragilidades diante das relações de preservação ou de degradação.

 

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

 

Concurso de textos criativos

 

Serão selecionados textos criativos (em formato de  crônica, conto, poesia, texto argumentativo ou opinativo) que relacione o tema: “Quais lendas e histórias ancestrais sobre o meio ambiente do lugar onde  você vive, poderiam ser contadas de forma escrita?”

 

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

 

Premiações para escolas e professores:

 

Escolas mais participativas que consigam promover o maior número de inscrições

 

Premiações: 1º: TV 55 Polegadas; 2º: Gopro; e 3º SoundBar._

 

Professores (as) que mais forem indicados (as) como orientadores (as) das inscrições dos projetos participantes no concurso (estudante indica no preenchimento da inscrição)

 

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º Kindle.

 

 

 

Mostra de cinema

 

A 7ª edição do festival contará, ainda, com a realização da mostra competitiva Cine.Ema, que envolve R$ 4 mil em prêmios distribuídos entre 1º, 2º e 3º colocados, e a mostra infantil Cine.Eminha, voltada ao público de 8 a 13 anos. Ambas acontecerão de forma online, entre outubro e novembro de 2021, através de uma plataforma on demand buscando atingir o público de todo o Brasil.

 

Serão exibidos curtas-metragens selecionados de vários estados brasileiros. As inscrições encerraram em julho e a lista dos indicados para compor as mostras será divulgada na segunda quinzena de agosto.

 

 

 

O Cine.Ema

 

Criado em 2015 no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), o Cine.Ema promove experiências educativas, recreativas, democráticas, integrativas e culturais atuando na sensibilização ambiental e na preservação de recursos naturais por meio da cultura.

 

Dentre suas principais atividades, estão mostras audiovisuais, seminários ambientais, oficinas, entre outros, voltados principalmente para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros. Na Mostra Cine.Eminha, além dos filmes voltados ao público infantil, são realizadas também oficinas, teatro de fantoches e shows.

 

O nome curioso, “Cine. Ema”, homenageia a Pedra da Ema, símbolo de Burarama. A rocha tem uma cavidade que, ao ser atingida pelo sol, projeta uma sombra no desenho do pássaro. Esse jogo de luzes se aproxima da linguagem do cinema.

 

 

 

Serviço

 

Concurso Cultural de produção de vídeo, fotografia e texto criativo do 7º Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo

 

Inscrições: www.cineema.com.br

 

Prazo: até 17 de setembro

 

Categorias: Vídeo, Fotografia e Textos Criativos

 

Abrangência: Região de Aracruz, das Montanhas Capixabas e do Frade e a Freira

 

Premiações: Para os três mais bem colocados em cada categoria