Geral

Prefeitura de Aracruz vai lançar novo Portal da Transparência

Postada em:

A plataforma do novo Portal da Transparência da Prefeitura de Aracruz será lançada na quinta-feira (26), durante uma solenidade na Câmara Municipal de Aracruz. O novo site oferece ao cidadão mais dinamismo, informações claras, modernidade e facilidade para navegação.

Leia também: Investigador de polícia é morto a tiros em Fundão e dois suspeitos são detidos

O Novo portal foi desenvolvido pela Controladoria-Geral do Município (CGM), em parceria com a empresa Tectrilha Software.  As novas funcionalidades do site foram consolidadas com a colaboração de uma comissão especial de trabalho formada por representantes das secretarias e órgãos municipais, que apresentaram diversas sugestões, buscando disponibilizar informações que fossem acessíveis ao cidadão. 


Para o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, novo portal é mais um passo para a prefeitura tornar-se mais transparente e digital. “É importante que o poder público municipal evolua na transparência e nos mecanismos de controle para combater os desvios e à corrupção, além de permitir uma maior participação do cidadão na gestão municipal”. 


Com o novo Portal, a prefeitura ganha capacidade de dar resposta para a sociedade. Os donos das instituições públicas são os contribuintes, pois são eles que financiam a gestão e os investimentos de um governo. O novo Portal da Transparência é uma ferramenta que permite a ampliação da participação social para que os verdadeiros donos dos recursos acompanhem, fiscalizem e cobrem uma gestão mais efetiva.


Novas funcionalidades

Com uma nova interface de linguagem compreensível e visual amigável, intuitivo e prático, o novo site é responsivo, isto é, ele se adapta ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso.  Outra importante mudança é que o novo portal da Transparência também possui ferramentas de buscas inteligentes, permitindo a disponibilização de dados a partir de pesquisas com palavras chaves. Por exemplo, para encontrar pagamentos realizados a uma empresa, basta digitar o CNPJ ou o seu nome no campo específico.


As Informações disponibilizadas no novo portal são mais completas, íntegras e acessíveis, atendendo à legislação e ao interesse do usuário. Além dos dados sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, será possível acessar informação sobre todas as modalidades de licitações; contratos, convênios, patrimônio, prestação de contas, entre outras mais.


As informações estarão disponíveis em tempo real. Isso quer dizer que, a partir do dia seguinte em que são lançadas nos sistemas de prefeitura, serão disponibilizadas no portal, de forma a garantir que o cidadão possa ter conhecimento dos atos, despesas e receitas com rapidez e eficácia, melhorando assim, sua capacidade de fiscalizar os gastos públicos. 


Novo sistema de Ouvidoria 

Além do no novo Portal, o cidadão de Aracruz também terá a sua disposição uma nova plataforma de Ouvidoria, o Fale Cidadão. O novo site terá o design reformulado, e a nova versão do Sistema de Ouvidorias possibilitará uma gestão mais eficiente das informações e das demandas apresentadas pelos cidadãos, mediante a produção de relatórios gerenciais mais detalhados para facilitar a tomada de decisões pelas equipes técnicas da administração, bem como o desenvolvimento de trabalhos de acompanhamento pela CGM, de forma a garantir a resposta às demandas apresentadas. Outra novidade a ser viabilizada pelo sistema será a possibilidade de comunicação on-line, e não mais por e-mail, entre a Ouvidoria e as secretarias municipais.


Previsto para ser lançado junto com o Portal, em 26/08, o novo sistema será responsável pelo gerenciamento das atividades de Ouvidoria no município: registro, por parte do cidadão, de denúncias, reclamações, solicitações de informações, elogios, sugestões e considerações referentes a quaisquer atos administrativos; encaminhamento das demandas sociais para providências dos setores competentes da administração pública; resposta ao cidadão e produção de relatórios gerenciais.O serviço "Fale Cidadão" estará disponível à população no portal oficial do Município (www.aracruz.es.gov.br) e no Portal da Transparência de Aracruz (tranparencia.aracruz.es.gov).