Geral

Agente do Bem: iniciativa que nasceu em Aracruz (ES) pode ser referência para outros municípios

Postada em:

Promovido pela Portocel com a parceria da Childhood Brasil para combater o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes, o movimento Agente do Bem foi tema de seminário on-line realizado nesta terça-feira (13)

 

Criar uma rede de proteção que contribua para mitigar o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes, formando multiplicadores, orientando e mostrando os caminhos para denúncias e enfrentamento do tema. Este é o objetivo do Agente do Bem, movimento criado pela Portocel em parceria com a Childhood Brasil, que foi tema de um seminário on-line realizado na manhã desta terça-feira, 13, com o apoio da Prefeitura de Aracruz. A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, participou da abertura do evento e falou da importância da parceria entre setor público e privado nessa missão, enfatizando que o modelo desenvolvido em Aracruz pode ser referência para outros municípios e empresas.

Leia também: Ladrão armado assalta lanchonete em Aracruz

Praias de Aracruz - Todos os pontos monitorados estão próprios para banho 

Em Aracruz, a iniciativa foi conduzida pela Portocel, com o apoio da Childhood Brasil, instituição que se dedica à proteção de crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual. O primeiro passo foi a realização de um diagnóstico sobre a situação da violência sexual contra crianças e adolescentes no município. Todo o trabalho desenvolvido foi repassado à Prefeitura de Aracruz, culminando com a aprovação da Lei Municipal n.º 4.325, em setembro de 2020, que deu origem ao Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, Fluxos e Protocolos de Atendimento. O plano foi construído pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz (CMDCA), com o apoio da Portocel e da Childhood Brasil.

 

Os participantes do Webinário Agente do Bem, realizado hoje, conheceram como se deu esse processo na apresentação do painel O Agente do Bem e o movimento para a proteção de crianças e adolescentes contra violência sexual. Esse painel teve a participação da analista de Sustentabilidade de Portocel, Gislene Rabelo; da gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler; da secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz, Dileuza Del Caro; da presidente do CMDCA, Débora Segatto. Também participaram a assistente executiva de Portocel, Margareth Soares Cunha, e o secretário de Políticas Sociais e Culturais do Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, Carlos Alberto Amorim, ambos abordando o trabalho dos multiplicadores.

 

O segundo painel, sobre Os desafios e os avanços da Lei 13.431/17 (que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências), foi conduzido pelo gerente de Advocacy da Childhood Brasil, Itamar Gonçalves; pela titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, Amanda Barbosa; e pelo juiz da Vara de Infância e Juventude de Aracruz, Felipe Leitão Gomes. Eles destacaram a importância dos protocolos adequados no acolhimento a crianças que são vítimas de violência e das experiências que vivenciam na condução de suas atividades.

 

No terceiro e último painel do Webinário Agente do Bem, o tema foi Proteção da infância e o investimento social privado, iniciado com a apresentação de Ricardo Batista, coordenador de Políticas Públicas do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, ONG que reúne investidores sociais privados. A outra participante do painel foi Valéria Becalli Provete, gerente de Estratégia e Gestão de Novos Negócios de Portocel, que abordou a proteção da criança e do adolescente como causa para o setor privado, acrescentando que o desafio é ampliar a visibilidade do tema e fortalecer o engajamento.

 

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, prestigiou a abertura do seminário on-line, pontuando que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um tema ainda difícil de ser tratado, mas que Aracruz é o primeiro município capixaba a ter uma lei específica sobre o assunto. “Destaco a importância da parceria com o setor privado para ampliar a sensibilização de todos em relação a essa causa”, disse o prefeito.

 

Ao encerrar o Webinário Agente do Bem, o gerente executivo de Operações Portuárias da Portocel, Alexandre Billot Mori, salientou que o evento marca o início de uma jornada. “Estamos comprometidos com essa causa e vamos buscar ampliar cada vez mais o engajamento em relação ao tema. Somos nós, a sociedade organizada, que precisamos estar conscientes e atuando como elo de transformação dessa realidade que ainda assola crianças e adolescentes”, salientou ele.

 

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia, da Suécia.  O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br

 

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.