Meio Ambiente

Praias de Aracruz - Todos os pontos monitorados estão próprios para banho

Postada em:

O monitoramento de balneabilidade das praias do município é realizado pela Prefeitura de Aracruz

A nova atualização do Programa de Balneabilidade das Praias de Aracruz indica que todas as localidades monitoradas apresentam condições próprias para banho. Dos 13 pontos de coleta, 12 estão em ‘excelentes’ condições, aponta o relatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Leia também: Ladrão armado assalta lanchonete em Aracruz

CPI da Covid ouve hoje  Cristiano Carvalho, que intermediou negociação de vacinas  

Agente do Bem: iniciativa que nasceu em Aracruz (ES) pode ser referência para outros municípios 

Conforme indica o mapa de balneabilidade, a classificação é ‘excelente’ nas localidades de Barra do Riacho, Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Praia do Sauê, Praia dos Padres, Coqueiral, Praia da Sauna, Praia dos Coqueiros, Santa Cruz e Praia Formosa. Na Barra do Sahy, próximo à foz do Rio Sahy, a qualidade é ‘muito boa’, enquanto nos outros dois pontos de monitoramento as condições são ‘excelente’.

O monitoramento de balneabilidade das praias do município é realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Gerência de Controle e Qualidade Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com laboratórios de análises ambientais. O monitoramento é feito a cada 15 dias nos meses de dezembro a março, devido ao maior afluxo de banhistas e, mensalmente, entre abril e novembro.

Qualidade da água
A balneabilidade é definida pela Resolução CONAMA nº 274/2000 como a condição das águas doces, salobras, e salinas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como contato direto e prolongado com a água (uso recreativo, esportes aquáticos etc.) no qual a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.