Geral

Aracruz recebe verba para construção do CREAS e reforma do CRAS de Santa Cruz

Postada em:

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, assinou, nesta segunda-feira (05), os termos para construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na Sede do município e reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz, na Orla. A assinatura aconteceu durante uma solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença de representantes dos 41 municípios beneficiados com a medida do Governo do Estado. Na ocasião também foi assinado o termo para repasse de verba a Defesa Civil de Aracruz, para construção de talude no bairro Nova Esperança.

Leia também: Aracruzense Henrique Devens estreia com gol na primeira divisão da Lituânia

Congresso mundial sobre a fé unirá milhões de pessoas!

EDP assina ordem de serviço para construção de subestação de energia em Santa Teresa

“A vida é muito difícil e para muitas pessoas é ainda mais difícil. O que estamos fazendo hoje é estruturando o sistema de assistência social para que possamos melhorar a vida das pessoas. Todas as crises afetam mais os vulneráveis. Neste momento de crise sanitária, quem mais sofre são os mais pobres. É importante ter essa rede de proteção social estruturada, juntamente com a educação, que é o caminho que nos leva para uma situação melhor”, afirmou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Dr. Coutinho ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracruz, e comemorou a assinatura dos termos para estruturação de dois equipamentos de atendimento social que, para ele, são de extrema importância, principalmente em tempos de pandemia. “Esse recurso vem em uma boa hora, porque vamos poder estruturar o sistema de assistência social de Aracruz para que possamos melhorar o atendimento das pessoas que são acompanhadas por estes equipamentos. Neste momento de pandemia a situação ficou ainda mais difícil para muitas famílias, principalmente as mais pobres e é por meio dos CRAS e CREAS que essas pessoas são atendidas, por isso ressalto a importância desse recurso”, disse ele.

A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz, Dileuza Marins Del Caro, acompanhou o prefeito durante a assinatura dos termos. De acordo com ela, o CREAS será construído ao lado do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), no bairro Jequitibá. Já o CRAS de Santa Cruz passará por melhorias para garantir a qualidade de atendimento aos moradores.

CRAS e CREAS de Aracruz em números
Em Aracruz, de janeiro a junho deste ano, mais de 300 famílias receberam acompanhamento sistemático nos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, via Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Além disso, ao todo foram realizados 2.974 atendimentos individualizados nos CRAS de Aracruz, nos primeiros seis meses de 2021.

Já o CREAS realizou 281 atendimentos de triagem e acompanhamento sistemático a 101 pessoas, desses números, 174 casos foram direcionados para atendimento especializado, entre janeiro e junho de 2021. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Dileuza Marins, os números do relatório semestral mais do que comprovam a importância dos equipamentos de assistência social para as famílias de Aracruz. “A assinatura dos termos é nossa oportunidade de aprimorar a capacidade da oferta dos serviços e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município”.