Cultura

Conheça a criança vencedora do Concurso da Primeira Infância com Arte de João Neiva

Postada em:

Quem está curioso para saber quem foi a criança vencedora do 1° Concurso da Primeira Infância com Arte/PIARTE "Brincar em Família no Território”? A ansiedade chegará ao fim na próxima quarta-feira (23), às 9h, através de live que acontecerá no instagram oficial da Prefeitura de João Neiva. Imagem ilustrativa

Leia também: Jogo de baralho valendo dinheiro termina com  briga e polícia em Aracruz

Prefeitura de Aracruz doa terreno para Estado construir quadra poliesportiva em Jacupemba

Últimos dias para cidadãos de João Neiva retirarem o cartão “ES Solidário”

Covid -Ibiraçu está entre as cidades com Alto Risco 

O trabalho foi realizado por intermédio do Programa “Criança Feliz” e teve como público alvo crianças de 0 a 3 anos e suas respectivas famílias. A vendedora terá seu desenho pintado por uma empresa ou profissional da área pertinente, reproduzindo-a em um espaço público de João Neiva.

O concurso é uma realização da Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), em parceria com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e a Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subap).
 
O concurso, que utilizou pintura e desenho, teve como objetivo fortalecer os significados da vivência da primeira infância nos territórios e o desenvolvimento da criança, por meio da linguagem de expressão infantil, com atividades lúdicas. “Através da pintura e do desenho as crianças se comunicam e assim podemos avaliar como está sua convivência com outras pessoas da mesma casa ou não”, explica a secretária da Semtades Eni Martins de Araujo Del Pupo.

Além disso, a atividade desenvolve a coordenação motora e mental e a imaginação, que são fatores fundamentais para um crescimento saudável. “Outro fato importante é que a família teve que auxiliar a criança, o que acaba por gerar ligação entre os familiares, que é essencial para o desenvolvimento saudável”, salienta Eni. A secretária acrescenta que a arte também estimula a criança a viver com alegria na convivência familiar e comunitária por meio das brincadeiras.

Como funcionou o concurso
A criança recebeu um kit com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, canetas esferográficas e canetas hidrocor e folha de papel A4. Depois de produzidas as atividades, elas foram avaliadas e julgadas por uma equipe técnica, composta por um técnico do PCF, um psicólogo, um representante do Comitê Intersetorial do Programa Criança Feliz, um profissional de comunicação, um representante da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Juventude (Semuc) e um representante do PAIF.

Dentre os trabalhos produzidos pelas crianças a equipe teve que escolher o 1°, 2° e 3° lugares. “As artes selecionadas pela equipe técnica foram encaminhadas para a Setades e a Subap. As secretarias escolheram uma, que será pintado em um espaço público da cidade”, relata a colaboradora do programa “Criança Feliz” Cíntia Irene Cyrillo Testa.

Programa “Criança Feliz”
O “Criança Feliz” é um programa do Governo Federal que é destinado a gestantes e crianças de zero a seis anos com vulnerabilidade social. De acordo com o site do Ministério da Cidadania, ele tem objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. Ele se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Segundo o site o programa promove ações de apoio aos cuidadores (pais e/ou responsáveis) nas orientações quanto aos estímulos nas dimensões do desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

O site completa informando que ele também reforça a implementação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257, de 8 de março de 2016), que ressalta a necessidade da integração de esforços da União, dos estados, dos municípios, das famílias e da sociedade no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.