Política

Prefeitura de Aracruz relaciona realizações dos primeiros 100 dias de gestão

Postada em:

Após levantamento realizado junto às principais secretarias do município, a prefeitura de Aracruz divulgou no último sábado (10) um balanço das realizações dos 100 primeiros dias de administração.

A prefeitura enfatiza que tem priorizado os problemas mais urgentes da cidade, sem perder de vista a austeridade que a situação de emergência de combate a Covid-19 e financeira exigem.

Leia também: Aracruz - Homem é detido após dar cadeirada em uma adolescente

Covid 19 - Prefeitura de João Neiva vai multar quem não usar máscara

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina hoje

 

Dr. Coutinho afirma que tem trabalhado junto à sua equipe, dia a dia, para conseguir executar as metas da gestão.

 

“Foram 100 dias em que passamos a entender a situação real em que recebemos o Município, buscamos recursos, estudamos alternativas para desburocratização dos serviços, sempre dialogando com todos os setores econômicos e sociais de nossa cidade”.

A prefeitura destaca que assim como muitos municípios é a primeira vez que Aracruz enfrenta em sua história uma situação tão delicada, e lembra que estamos na fase mais crítica da pandemia e que poucas vezes a cidade exigiu tanto senso de responsabilidade, competência da gestão e esforço de todos para superação das dificuldades.

 

Segue a relação de  ações e serviços entregues à população nos primeiros 100 dias de gestão:

Na Agricultura, houve a manutenção de 350 km de estradas vicinais do município, com aplicação de 74,43 toneladas de solo brita. Além disso, está sendo instalado o centro de triagem de produtos da agricultura familiar de Aracruz.

Na área de transporte e serviços, foram desenvolvidas ações intensivas voltadas para a recuperação asfáltica em 183 vias urbanas do município, instalação de diversos Ecopontos na cidade, limpeza de valões, galerias, córregos, praças, ruas e escoamento de diversas fossas, além da ampliação do programa de coleta seletiva, que hoje já atende mais de 450 residências.

No litoral, já está em andamento os estudos para implantação de paisagismo e urbanização da orla de Santa Cruz, construção do palco coberto na Praça dos Corais, em Barra do Sahy e construção do EMEF de Coqueiral.

O esporte é uma área extremamente delicada e que não vinha recebendo os investimentos que merece. Em um curto espaço de tempo foram realizadas diversas melhorias na Praça da Paz, além de manutenção e limpeza em inúmeras praças e campos esportivos em nossa cidade.

Na área social, foram entregues dezenas de cestas básicas aos catadores de caranguejo-uçá durante o período de defeso e andada do crustáceo, nas comunidades de Irajá Indígena, Caieiras Velhas, Novo Irajá, Lajinha, Santa Rosa, Santa Cruz e Nova Santa Cruz. Foi também implantado o Projeto Móveis Solidários, atendendo famílias de baixa renda reciclando móveis usados que seriam descartados e provavelmente poluíriam o meio ambiente.

Na pasta da Habitação está em andamento também um grande programa de regularização fundiária, que atenderá toda a cidade de Aracruz, garantindo a tão sonhada escritura aos moradores que precisam. Além disto, foram retomadas as negociações com a Caixa Econômica Federal para que sejam finalizadas as obras do Residencial Barra do Riacho, com previsão de atendimento a 537 famílias de baixa renda e prazo de conclusão para o 2º semestre de 2021.

Na área da saúde, foi reformada a Unidade de Saúde da Barra do Sahy, que em breve será reaberta. Foi dado início ao funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com três ambulâncias, em Vila Rica, Jacupemba e Coqueiral. O CEMA (Centro de Especialidades Médicas de Aracruz) foi reativado, oferecendo as especialidades, ortopedia, urologia, reumatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia, nefrologia, clínica cirúrgica e angiologia e do serviço de fisioterapia no Centro de Reabilitação de Aracruz (CREARA).

Na educação, foi realizada a testagem sorológica para Covid-19 em todos os profissionais da educação, em uma parceria com a Secretaria de Saúde. Mesmo sem aula, foram feitas aquisições de 12.042 kits de alimentação para serem distribuídos aos alunos da rede municipal em abril/2021. Foi também instalada internet em todas as salas de aula das escolas da rede pública municipal, para proporcionar melhores recursos tecnológicos quando for possível o retorno das aulas.