Coronavírus

Governo amplia mais 18 leitos de UTI para Covid-19 no Hospital Dório Silva

Postada em:

O Governo do Espírito Santo entregou, nesta segunda-feira (15), mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, para o atendimento exclusivo a pacientes com casos graves do novo Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Leia também: Ibiraçu conta com Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) a partir de hoje

Prefeitura de Aracruz mantém higienização e desinfecção de prédios públicos

BC altera para 14 de maio implementação do Pix Cobrança

STF mantém lei que proíbe reajuste para servidores até dezembro

"Estamos abrindo mais 18 leitos de UTI para fazermos a gestão na luta contra a Covid-19. Bom que a gente continue com essa política de abertura de leitos. O Espírito Santo tem o maior número de leitos per capita do Brasil. Vamos abrir mais 22 leitos de UTI no hospital estadual em São José do Calçado. Fechamos ontem com 88% de ocupação de leitos de UTI. Estamos chegando ao nosso limite e essa última noite foi de muita pressão com pacientes demandando leitos”, afirmou o governador.

A ampliação destes leitos faz parte de uma adequação estrutural realizada no Hospital com a reabertura da UTI 3 para o tratamento da Covid-19. Os investimentos estaduais para adequação estão estimados em R$ 65 mil.

Em 2020, o Hospital Dório Silva passou por uma ampla reforma, com obras para ampliação dos leitos pelo “Programa Leitos Para Todos”. Atualmente, com a nova adequação do espaço, a unidade passará a disponibilizar 42 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19.

Em sua fala, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que o dia será de reuniões com a rede privada e filantrópica de hospitais do Estado e que a Secretaria está redimensionando a programação de ampliação de leitos.

"Estamos redimensionando a programação de ampliação de leitos para poder responder de maneira adequada ao momento grave de crise. Já estamos com o gabinete de resposta rápida em atividade desde cedo e o final de semana também foi de trabalho. Hoje teremos reuniões com os hospitais privados para desenhar estratégias comuns às redes pública e privada. Também nos reuniremos com os hospitais filantrópicos do Estado", pontuou Nesio.

O governador informou ainda que estará reunido com os chefes dos Poderes, empresários e lideranças da sociedade civil para a preservação da capacidade de atendimento. “O momento exige responsabilidade de cada um. A situação se agravou muito no Brasil e também no Espírito Santo. Infelizmente, vemos muitas pessoas se aglomerando, fazendo festas”, afirmou Casagrande.