Eleições 2020

Candidata de Fundão admite em postagem: Candidatou-se para ajudar partido a atingir cota de mulhere

Postada em:

Candidata é vice-presidente do Republicanos em Fundão

Supostas candidaturas laranjas de mulheres nas últimas eleições vêm exigindo total atenção da Justiça Eleitoral em alguns municípios do Espírito Santo.

Há poucos dias o Site Aracruz noticiou, em primeira mão, a denúncia de que pelo menos uma candidata a vereadora de Aracruz teria se registrado apenas para ajudar o partido a atingir a cota mínima de 30% de candidatas mulheres na chapa. Agora um novo caso chama a atenção no Município de Fundão, na Grande Vitória.

Desta vez o alerta foi ligado após a postagem em uma rede social, na qual a candidata Marise Ferreira, do Partido Republicanos, insinua que, como vice-presidente do partido, teria se candidatado para ajudar seu presidente a conseguir o percentual mínimo de mulheres para a chapa.

 

Notícia relacionada: Denúncia de candidatura laranja pode mudar resultado de eleições em Aracruz

 

Na mesma postagem, a candidata diz que não focou em sua candidatura e que “canalizou “votos para outros dois colegas de partido, prática que poderia levar a Justiça Eleitoral a considerar a candidatura laranja, que é quando o candidato é registrado por outros motivos que não o de ganhar a eleição.
 

A postagem da candidata diz:
“Então vamos lá. Passada a euforia, vou explicar. Todo partido é necessário um percentual de mulheres numa eleição. Eu enquanto vice-presidente do meu partido entrei para ajudar meu presidente Elielton Khaty e me coloquei a disposição. Não tive foco para mim e sim para o meu prefeito Gilmar Borges. Em função disso canalizei votos de Fundão para um amigo e votos da praia para outro amigo. E os dois que também e do meu partido ganharam. Meu partido é 10. Aproveito a oportunidade para dizer a você amiga que não estava disputando. Parabéns aos meus candidatos do Republicanos. Felix e Negão. Tmj. Agora você amada que saiu gritando meu nome ontem e não me viu dentro do carro, perdeu prefeito e vereador. Aproveito para dizer que temos casa na Serra para alugar, pq vc disse que se Gil ganhasse vc mudaria da praia. Então será um prazer ti ver lá e recebe-la aqui na praia no verão.

Candidata nega postagem:
Procurada pela reportagem do Site Aracruz, a candidata Marise Ferreira afirmou que, por ser vice-presidente do Republicanos, ajudou a todos os 17 candidatos do partido organizando reuniões.


“Tenho música, tenho postagens, retratos das minhas visitas. Eu tenho tudo, disse a candidata”.
 

Perguntada sobre a declaração de que teria "canalizado" votos para outros dois candidatos, Marise afirmou que foi em função de ter ajudado todo o grupo, não que tenha pedido votos para os demais candidatos, mas que os teria ajudado organizando reuniões para todos eles, e não somente para um.


A candidata alegou ainda não saber que postagem foi essa e que só tomou conhecimento do fato através do presidente do Republicanos, o vereador Elielton Rocha Nascimento. Ela disse ainda não ter visto a postagem, pois, quando procurou, as declarações já teriam sido removidas.

 

Perguntada se não estaria preocupada com a possibilidade de sua candidatura ser considerada laranja, a candidata respondeu:
 

“De forma alguma. Eu fiz meu trabalho. Infelizmente as pessoas não entenderam que eu seria votada a ponto de ganhar a eleição”.
 

A candidata, que teve um total de 12 votos, acrescentou que uma equipe trabalhou por sua eleição e que sua rede social esteve ativa o tempo todo.

Republicanos:
Procurado por nossa reportagem, através de telefone, o presidente do Partido Republicanos, em Fundão, vereador Elielton Rocha Nascimento, afirmou não ter conhecimento da postagem:

 

“Estou sabendo agora, que você está me falando”.
 

Diante da afirmação de que a candidata teria sido informada por ele sobre a postagem, o presidente pediu licença para interromper a ligação e conversar com Marise. Minutos depois ele retornou dizendo que, para ele, Marise teria dito que soube da postagem através de outro candidato.
 

Perguntado se não o preocupava a possibilidade de a candidatura de Marise ser considerada laranja e a chapa do partido ser impugnada, o presidente afirmou que só se preocupará após tomar conhecimento dos fatos, e reafirmou:


“Só fiquei sabendo agora por você”, finalizou.


Jurisprudência:
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, em 17 de novembro de 2019, que a presença de candidaturas laranjas para fraudar cota mínima de candidatas mulheres deve levar à cassação de toda a chapa.

 

A decisão foi tomada por 4 votos a 3, em processo que julgou o caso de candidatas laranjas em coligação para o cargo de vereador na cidade de Valença do Piauí (PI).

Em Aracruz, os vereadores eleitos pela chapa do Republicanos foram Felix e Negão do Bloco. Na hipótese de a Justiça considerar a candidatura de Marise como laranja, eles podem correr o risco de perderem seus mandatos  
 

Entenda o percentual mínimo:

De acordo com a Lei eleitoral, uma chapa deve ter entre seus candidatos pelo menos 30% de mulheres. Sendo o total de 17 candidatos, como publicado na rede social da candidata Marise, o Republicanos em Fundão precisaria ter no mínimo 6 representantes do sexo feminino. Se perdesse uma candidata e ficasse somente com 5 mulheres, o partido ficaria limitado a 10 candidatos homens, somando um total de 15 concorrentes em vez de 17. Como cada candidato é eleito quando a soma do partido atinge o quociente eleitoral (soma dos votos válidos pelo número de cadeiras), um número menor de candidatos faria diferença no resultado das eleições para vereadores.    

O Site Aracruz não tomou, até o momento, conhecimento de que a postagem tenha sido motivo de denúncia junto ao Ministério Público do Espírito Santo.

 

Segue postagem feita na rede social da candidata: