Política

Abstenção nas eleições preocupa deputado

Postada em:

A “festa da democracia” ocorrida nesse domingo (15) foi o principal tema dos pronunciamentos dos parlamentares durante a sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (16).  De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Espírito Santo, mais de 674 mil eleitores não compareceram às urnas, o que representa 24,02% do eleitorado capixaba - a sexta maior abstenção do país.

Leia também:Domingo de eleições teve dupla tentativa de homicídio em Aracruz

Caminhão derruba mulher de bicicleta dentro de valão da polêmica em bairro de Aracruz

Qualificar ES abre 5.500 vagas em cursos on-line exclusivos para as mulheres 

Campanha “Black November Cooabriel” terá preços imperdíveis e nova loja em Aracruz

Abstenção nas eleições preocupa deputado

Para o deputado Sergio Majeski (PSB), parte da abstenção pode não ter sido apenas devido à pandemia, mas sim porque as pessoas estão desanimadas com a política, com os partidos e com os políticos. “Me preocupa o resultado das eleições porque, somando os que faltaram com os votos brancos e nulos, são muitos os que se eximiram de participar do processo”, avaliou.

De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, 64 mil eleitores de Vitória não foram votar; somando os brancos e nulos, são 80 mil. “Em Vila Velha, pior ainda, 79 mil não foram, com mais 32 mil brancos e nulos, somam-se 110 mil eleitores que não participaram de alguma forma do pleito, enquanto na Serra foram 114 mil, pois 86 mil eleitores não compareceram e 28 mil votaram branco ou nulo”, observou.

Majeski considerou que o desinteresse dos eleitores pelo processo eleitoral enfraquece a democracia. “Depois não deveríamos reclamar que a Câmara de Vereadores ficou muito ruim ou que o prefeito não é o melhor, porque esses votos que não foram dados poderiam fazer diferença”, comentou. Segundo o deputado, esse tipo de protesto não melhora a democracia. “Precisamos participar cada vez mais, cobrarmos sempre e entendermos melhor como funcionam o sistema e a política brasileira, para que as mudanças aconteçam, mesmo que lentamente. A transformação está nas nossas mãos”, apontou.