Política

Prefeitura de Ibiraçu cede terrenos a famílias e polêmica será assunto hoje na câmara de vereadores

Postada em:

Decretos em que prefeitura permite que famílias usem terrenos do município para fins habitacionais são o principal assunto em Ibiraçu nos últimos dias. O tema promete tomar o maior tempo na sessão da câmara de vereadores nesta terça-feira (17). Imagem de arquivo


Leia também: Três pessoas morrem de “causas naturais” em Aracruz e João Neiva em menos de 24 horas

Andarilho é morto a pauladas em Fundão

A polêmica foi levantada pelo vereador Otávio Maioli, que há poucos dias usou a tribuna da câmara para denunciar supostas irregularidades e a falta de transparência no processo de seleção dos beneficiários.

De acordo com os Decretos, são 34 terrenos com tamanhos de 150m² a 200m², onde os beneficiários poderão construir e morar por até 25 anos.

Para o vereador, a prefeitura deveria ter feito um chamamento público com a devida convocação de todas as pessoas interessadas e adotado um critério no qual fosse exigida a comprovação em documentos sobre a necessidade de cada um.


Outro ponto que vem sendo questionado é que, no município, haveria pessoas que entraram com processos em busca de benefícios na área habitacional há 15 ou 20 anos, enquanto alguns beneficiados pelos Decretos assinados pelo prefeito Eduardo Zanotti teriam aguardado apenas alguns meses para serem atendidos.

Em um dos casos a pessoa teria entrado com o processo no mês de outubro de 2019 e recebido a confirmação do benefício em dezembro. Um dos exemplos dessa suposta falta de critérios seria um cidadão chamado Jocirley Rosa, que na sessão de hoje fará uso da tribuna livre da câmara para expor sua indignação. Siley, como é conhecido, diz aguardar uma resposta sobre seu processo que está na prefeitura há 15 anos, mas apesar do longo tempo de espera, não foi lembrado pela administração

.
"É uma injustiça isso que está sendo feito. Na relação de beneficiados, há pessoas que moram bem e que andam em carros novos. Elas não precisam desse benefício", afirmou ao Site Aracruz.


Jociley, que atualmente está desempregado, gravou e postou na internet um vídeo no qual mostra as condições da casa onde mora. O vídeo mostra um imóvel inacabado que pertence a familiares dele. O teto tem inúmeras aberturas por onde entra muita água de chuva, mas ele diz não ter para onde ir.

A polêmica não deve se limitar às discussões na câmara ou conversas pela cidade. O vereador Otávio Maioli pretende apresentar uma denúncia ao Ministério Público. O documento vem sendo preparado em parceria com o ex-vice-prefeito de Ibiraçu Diego Krenz, que acumula longa experiência em serviços públicos. Outro que vem dando total apoio à apresentação da denúncia é o vereador Zé Pintor, que também vai assinar o documento.

A expectativa é de que um bom público compareça à sessão de hoje na câmara de vereadores, que tem início previsto para as 19h.