Política

Prefeitura de Fundão faz parceria para regularizar imóveis do município

Postada em:

Uma antiga reivindicação da população de Fundão, na Grande Vitória, começou a ser atendida pela prefeitura do município.

Após cerca de 20 anos, finalmente as famílias fundoenses começam a se sentir donas de seus imóveis. Esse sentimento se dá graças aos esforços da atual administração municipal, que vem alcançando avanços significativos no processo de regularização fundiária.

Leia também: Delegado com alto índice de elucidações assume unidades de Fundão e João Neiva

Caixa inicia pagamento do abono salarial 2019/2020 para  nascidos em janeiro e fevereiro

Para alcançar o objetivo de regularizar todos os imóveis do município, o prefeito Pretinho Nunes e sua equipe firmaram uma importante parceria com a Faculdade de Viçosa - MG, o que deve garantir a entrega de centenas de escrituras até o final de 2020.
 

“Esse um desejo antigo da comunidade que se tornou uma das prioridades de nossa administração. Sabemos o que isso significa para cada família de Fundão e pudemos sentir de perto a felicidade das pessoas quando estivemos no bairro Campestre para entregar 90 escrituras de imóveis no ano passado. O melhor é que essas famílias não terão nenhuma despesa com a regularização de suas casas. De acordo com nosso cronograma, vamos entregar mais 150 escrituras até o final de fevereiro a outras famílias do Campestre, mas isso é só o começo”, disse o prefeito em entrevista ao Site Aracruz.

No bairro Campestre, 90 imóveis já foram regularizados
 

O projeto exigirá muito trabalho, já que aproximadamente 80% dos imóveis de Fundão não possuem escrituras. A gratuidade do documento é para famílias com renda de até 5 salários mínimos.
 

Nunes fez questão de lembrar que com o imóvel regularizado, o proprietário pode procurar um Banco e conseguir um financiamento para reforma da casa, por exemplo.


“Depois disso a população vai procurar o comércio para comprar material de construção e contratar um pedreiro, um ajudante, um eletricista... e assim vamos gerando emprego e aquecendo a economia do município. Além disso, as famílias terão seus imóveis valorizados e vão poder vendê-los com maior facilidade.”
 

Ainda de acordo com Nunes, todo o processo vem sendo desenvolvido através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Ação Social, que possui uma equipe exclusivamente para esse fim, e a expectativa é de que muitos outros imóveis sejam regularizados até o final de 2020.


“É um processo que demanda tempo devido às várias etapas que devem ser seguidas. Na semana passada (dia 08) recebemos aqui uma equipe da Faculdade de Viçosa que vai nos dar todo o apoio nesse processo. Antes estivemos lá em Minas Gerai em busca dessa parceria e hoje estamos confiantes que vamos colher bons frutos. Nosso objetivo é regularizar todos os imóveis do município”, acrescentou o prefeito.
 

Dentre as etapas a que Nunes se refere estão a medição dos imóveis, que fará parte do trabalho da faculdade, e o cadastramento dos proprietários, que ficará a cargo da equipe de Ação Social da Prefeitura.
 

De acordo com o cronograma, o próximo bairro a ser beneficiado será o Direção, em Praia Grande.
 

“Se tudo correr dentro do planejamento, vamos beneficiar famílias do bairro Direção e poderemos chegar a 600 imóveis regularizados até o final do ano. A partir daí, a continuidade do projeto vai depender da boa vontade de quem estiver à frente da prefeitura no ano que vem. Esse projeto é muito importante e não pode parar”.

O prefeito concluiu a entrevista agradecendo o poio recebido do Cartório do município, da Associação Nacional dos Cartórios e de todos aqueles envolvidos no projeto em questão.

 

“Gostaria também de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os fundoenses por acreditarem na gestão, e dizer que nesses dois anos de mandato, apesar de muitas dificuldades para colocar a casa em ordem, fico feliz por saber que nossa administração tem trabalhado com foco total no bem-estar da nossa população”, finalizou.

 


Para dona Maura Figueiredo, que há 20 anos possui imóvel do bairro Campestre, receber a escritura de sua casa foi motivo de grande felicidade.

 

“O documento facilita pra gente fazer um empréstimo e construir. Até para vender fica mais fácil. Hoje em dia ninguém quer comprar uma casa sem escritura. Esse era um desejo antigo que agora foi realizado. Estou muito feliz.”