Policial

Delegado com alto índice de elucidações assume unidades de Fundão e João Neiva

Postada em:

O delegado Leandro Comper Sperandio é o novo titular das Delegacias dos municípios de Fundão e João Neiva, respectivamente na Grande Vitória e norte do Estado.


Sperandio assume as unidades após realizar um trabalho de muito destaque como titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da 16ª Regional, em Linhares, onde respondia também pela divisão de Narcóticos.

Leia também: Prefeitura de Fundão faz parceria para regularizar imóveis do município

Caixa inicia pagamento do abono salarial 2019/2020 para  nascidos em janeiro e fevereiro


Durante o período de sua permanência em Linhares, onde chegou em abril de 2019, foram concluídas 86 investigações com identificação dos autores. Do total de 70 homicídios ocorridos em Linhares no ano de 2019, 30 foram elucidados, o que representa 40% dos crimes dessa natureza. O índice de elucidação alcançado pelo delegado e sua equipe é muito superior à média nacional, que não passa de 10% de homicídios esclarecidos.


Dentre os crimes elucidados que mais chamaram a atenção em Linhares, está o duplo homicídio que vitimou Poliana Correia Santana, de 33 anos, e Andreia Mendes, de 28. O crime ocorreu em fevereiro de 2019 no interior de uma residência do bairro Nova Esperança.
 

Outro registro de grande apelo popular foi a morte da professora Suellen Souza da Silva, 33 anos, assassinada dentro da própria casa no bairro Interlagos, após descobrir que o ex-namorado era casado e possuía filhos.
 

O duplo homicídio do empresário Marcelo Almeida, de 54 anos e de sua funcionária Silvia Maria Ribeiro França, de 53 anos, também figura entre os elucidados após investigações coordenadas por Sperandio. O crime ocorreu no mês de junho em frente ao supermercado de Marcelo, no bairro Movelar.


Apesar de toda a capacidade do delegado, que também teve seu trabalho reconhecido em Aracruz, onde atuou de junho de 2015 até o final de março de 2019, Sperandio terá uma tarefa nada fácil em suas novas unidades. O novo delegado precisará dividir suas energias entre os municípios de Fundão e João Neiva, além de se fazer presente também no posto de atendimento da Polícia Civil de Praia Grande, onde é registrada a maior parte dos crimes de Fundão. Situação igual às enfrentadas por delegados anteriores.
 

Outro obstáculo para que os índices de Linhares se repitam em Fundão é o efetivo reduzido e insuficiente que o delegado irá comandar, já que a Delegacia de Fundão está longe de ser uma das mais estruturadas do Espírito Santo, segundo reclamações apresentadas em audiência pública realizada no mês de agosto de 2019 e noticiada pelo Site Aracruz.


Na ocasião, dentre as principais reclamações apresentadas estavam justamente o efetivo reduzido das Polícias Civil e Militar, além da falta de um delegado que pudesse se dedicar exclusivamente ao município de Fundão.


Nada mudou desde então e a comunidade ainda convive com alto índice de crimes, que incluem roubos de carros e assaltos com restrição de liberdade de famílias em suas residências.

Procurado por nossa reportagem, o delegado preferiu não comentar sua transferência. 
 

Leandro Speandio, que assumiu as novas Delegacias na última segunda-feira (13), chegou para substituir o delegado Gleydson de Almeida Marques, que agora passou a ser plantonista na 13ª Regional, em Aracruz.
 

No município de Linhares, Sperandio foi substituído pelo delegado Tiago Paulo Cavalcante, que já era plantonista na 16ª Delegacia Regional.