Geral

Fundão pede mais policiais e providências para conter aumento da criminalidade 

Postada em:

Um bom público compareceu à Câmara Municipal de Fundão, nesta quarta-feira (07),  para a reunião que debateu a Segurança Pública do Município. Dentre os participantes estavam o prefeito Joilson Rocha Nunes, o presidente da Câmara de Municipal, Eleazar Ferreira Lopes, vereadores, representantes das Polícias Militar e Civil representantes da sociedade civil e deputados estaduais que compõem a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, que promoveu o evento. Chamou a atenção o número de pessoas da comunidade sem ligação com entidades, que fizeram questão de participar a apresentar suas queixas. Foram muitas as reclamações e cobranças por providências reais. Ficou evidente que a comunidade, em especial moradores de Praia Grande, não querem apenas ficar debatendo a grave situação da Segurança, mas ver soluções. 

Leia também: Ladrão empurra mulher e rouba todo o salário da vítima em Aracruz 

PM de JN apreende armas e drogas em Jacupemba e conduz cinco pessoas por tráfico

O Município de Fundão tem registrado um alto índice de crimes contra o patrimônio, inclusive com asaltos a famílias em suas residências até mesno à luz do dia. De acordo com dados apresentados pelo major Bissoli, da Polícia Militar, de janeiro a julho deste ano, 31 veículos foram furtados, contra 76 no mesmo período de 2018. O número de roubos em geral também é preocupante. Foram 71 em 2019 contra 19 roubos registrados no mesmo período de 2018. Também de janeiro a julho, ocorreram 95 furtos em 2009 contra 76 do ano passado.    
 

Os dados representam um aumento de 18% dos roubos em geral e crescimento de 63% dos furtos e roubos de veículos de janeiro a julho deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. 
 

“Embora tenhamos números ruins, estamos trabalhando e já recuperamos neste ano 31 veículos que foram furtados ou roubados”, afirmou o major Bissoli, do 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento de Fundão.

Diante desse quadro, a comunidade voltou a cobrar investimentos na infra-estrutura e aumento do número das polícias militares e civis no Município, que só conta com um delegado. Assim mesmo o profissional também responde pela delegacia do Município de João Neiva. 
 

Para o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fundão, Marcos Palaoro, investimentos na educação poderiam ter efeito positivo na redução da criminalidade no Município. 
 

O prefeito Joilson Rocha Nunes explicou que Fundão sofre interferência da Serra e lembrou que Praia Grande faz divisa com Nova Almeida. “Peço empenho para o patrulhamento, sei que são eficientes, mas faço esse clamor por justamente a cidade ter uma logística totalmente diferente dos demais municípios vizinhos”.

A audiência pública terminou com a proposta de um novo debate em abril de 2020, que só deverá acontecer se for confirmada a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá.