Policial

Conheça o novo delegado da divisão de Homicídios de Aracruz

Postada em:

No início do mês de abril, o município de Aracruz teve mudança na titularidade da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP. O ex- titular da divisão, Leandro Barbosa Moraes, profissional de alto conceito pelo excelente trabalho desenvolvido em Aracruz pelo período de nove anos e um mês, foi designado para assumir a chefia da 16ª Delegacia Regional da PC em Linhares.Desde então Aracruz tem como titular da DHPP o delegado André Jaretta Ardison, que está para completar dois meses no município. 

 

Leia também: Família pede ajuda para encontrar taxista desaparecido

Ladrões assaltam bar em Coqueiral de Aracruz e fogem em moto de vítima

SAAE e Cesan apresentam ao legislativo proposta de sistema de esgotamento sanitário para a orla de Aracruz


Para que o aracruzense conheça melhor o novo delegado, o Site Aracruz entrevistou o profissional, que antes de vir para Aracruz chefiava a 16ª Delegacia da PC em Linhares. Tentamos entrevistar o delegado assim que foi transferido para Aracruz, mas o policial estava com muito trabalho e ainda se familiarizava com seu novo posto.


André Jareta Ardison é delegado de polícia há sete anos e sua primeira lotação foi a partir de 2012 como plantonista no município de Colatina, onde trabalhou por cerca de dois anos. Após esse período, assumiu a delegacia de Pancas, no noroeste do ES, acumulando ainda as delegacias de Alto Rio Novo e Mantenópolis.


Em 2015, Jareta assumiu a titularidade da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Linhares, hoje DHPP. 
 

“Chegamos lá com um índice de homicídios muito assustador, em média eram dez homicídios por mês e cerca de quinze tentados. Desencadeamos várias operações com prisões de inúmeros criminosos. Paulatinamente esses números foram sendo reduzidos ao ponto de em novembro de 2015 a gente ter dois homicídios consumados. Um recorde histórico para Linhares”, afirmou o delegado. 


Jareta acrescentou que mais um recorde histórico foi registrado em 2016:


“Enquanto a média em Linhares girava em torno de 70 a 90 homicídios por ano, em 2016 tivemos o marco de 44 homicídios. Uma redução de quase 50% na comparação com 2015, quando foram consumados 80 homicídios. Em 2016 tivemos a menor taxa de homicídios em mais de 20 anos da série histórica de Linhares. Foi realmente um recorde e aí demos seguimento ao trabalho”, disse.  
 

Ainda segundo o delegado, na época houve uma pacificação de bairros que historicamente eram vistos como regiões muito violentas, como Pó do Aviso, Pó do Shell, Gogó da Ema e Aracá, locais que tinham um índice de homicídios muito alto e foi reduzido.
 

Para Jareta, um fator que contribuiu decisivamente para a redução dos índices em Linhares foi o combate integrado com o serviço reservado da Polícia Militar, que o auxiliava em atividades de inteligência, e com a Polícia Rodoviária Federal, com a qual por várias vezes executou operações conjuntas.
 

Após três anos na Delegacia de Crimes Contra a Vida, que depois virou DHPP, no Início de 2018 Jareta foi indicado para assumir a chefia da 16ª Delegacia Regional, onde já trabalhava.
 
Aracruz
Em Aracruz, a expectativa do delegado é poder realizar um trabalho semelhante ao feito em Linhares e espera poder contar com um bom entrosamento com a Polícia Militar e o Judiciário. O titular da Delegacia de homicídios também espera poder contar com informações da comunidade durante as investigações. 

 

Neste primeiro bimestre, Jareta vem dando continuidade ao trabalho feito pelo delegado Leandro Barbosa Moraes. Assim, ele já concluiu cerca de seis a sete inquéritos de homicídios ocorridos em 2019, além de mais uns três ocorridos em anos anteriores.
 

Novos ares
Leandro Barbosa, que deixou a DHPP em Aracruz, assumiu a chefia da 16ª Delegacia Regional em Linhares, onde acumula a delegacia de Rio Bananal.

 

Além de Leandro Barbosa, outro excelente profissional que deixou a 13ª Delegacia Regional de Aracruz no início do mês de abril foi o delegado Leandro Comper Sperandio que, por quase quatro anos, prestou ótimos serviços em Aracruz. Atualmente Sperandio é titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa no município de Linhares.