Geral

1º Fórum Mulheres Empreendedoras de Aracruz ofereceu capacitação com o compartilhamento de práticas

Postada em:

Com o tema “Mulheres que transformam”, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) - Sala do Empreendedor - em parceria com o CDL e Sebrae, promoveu na noite desta terça-feira (19), no plenário da Câmara Municipal, o 1º Fórum de Aracruz: Mulheres Empreendedoras. O evento foi pensado em homenagem ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, e veio com o objetivo de valorizar, empoderar e incentivar as mulheres a acreditarem em seus talentos, assim como enfrentar as adversidades e irem em busca da concretização de seus sonhos.

Leia também: Prefeitura de Aracruz abre inscrições para contratar Guarda-Vidas

Festa dos 463 anos de Santa Cruz é neste final de semana. Veja a programação:

O prefeito Jones Cavaglieri compareceu na ação e deixou sua palavra de boas vindas e incentivo. “Meus parabéns, em especial a vocês mulheres, que estão cada vez mais ocupando o espaço que lhes pertencem. Nós enquanto município temos feito nossa parte na busca pela inovação. Já inauguramos a Sala do Empreendedor que busca incentivar os pequenos e micros empreendedores para que eles possam avançar. E este 1º Fórum é um grande passo que damos em direção à independência da mulher, e sua ocupação no mercado de trabalho”, ressaltou.

Ainda de acordo com chefe do executivo, atualmente 33,3% dos donos de negócios no Espírito Santo são mulheres. “Trata-se de negócios formais e informais, com uma faixa etária de 35 a 44 anos que detem 26% desses negócios. Esses dados são importantes pois eles nos mostram que as mulheres vêm cada vez mais ocupando e isso mostra o empoderamento que juntos precisamos construir, e nossa cidade mostra esta preocupação”, pontuou.

Após as falas iniciais do prefeito, a Coordenadora de Intersetoralidade (Segov) Mara Oliveira prestou uma homenagem às mulheres. De uma forma bem-humorada ela interagiu com o publico presente mostrando que elas têm mais aptidão para se motivar com facilidade e empreender “Nosso cérebro é multifuncional. Podemos nos tornar muito independentes empreendendo, sendo que a solução pode estar dentro de nossa própria casa, montando vários negócios, pois temos atitude e planejamento. A gente se vira nos 30 com mais facilidade”, frisou. E como forma de gratidão, todos os homens foram chamados à frente e cantaram, juntos, a música “Mulher”, de Erasmo Carlos.

A primeira palestra da noite foi proferida por Franciele Bezerra. Ela que é bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão Cultural e Trainee em Gestão da Inovação em Políticas Públicas – LAB.ges, trouxe estudos de casos e conteúdo sobre economia criativa, cultura, comunicação e empreendedorismo da região da cidade de São Paulo.

A segunda palestra ficou por conta de Aline Gonçalves Santos. Ela é Engenheira Eletricista, Empreendedora, Sócia-Fundadora da iUPi e VEB – Veículos Elétricos do Brasil, Diretora na ABRAVEi. Sua fala teve como foco o empreendedorismo sustentável e cidades insteligentes. Também falou de seu projeto, que transformou um fusca em um carro elétrico. Na sequência, Vanessa Gonçalves, Presidente da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico, Social e Defesa Ambiental (ANDESA) falou sobre o projeto Redes e Nós Mulheres. Finalizando a noite, Karla Gabrielle Venâncio de Faria, que é Mestre em Gestão Empresarial e Auditoria, palestrou sobre o empreendedorismo feminino.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz