Eventos

Festa dos 463 anos de Santa Cruz é neste final de semana. Veja a programação:

Postada em:

Este ano a comunidade de Santa Cruz completa 463 anos e a festa acontece neste final de semana, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com diversas atrações musicais, feira de artesanatos, barracas de comidas e bebidas, além da Mumunha – prato típico da região, que será comercializado durante a festa. Foto: Memória Viva

Leia também: Prefeitura de Aracruz abre inscrições para contratar Guarda-Vidas

1º Fórum Mulheres Empreendedoras de Aracruz ofereceu capacitação com o compartilhamento de práticas 

A programação começa na sexta-feira (22), a partir das 21h, com show da aracruzense Amanda e Banda. Às 00h, a banda comichão se apresenta no palco, com os melhores ritmos da atualidade.

No sábado (23), às 21h, Renan di Castro anima a festa e, à meia-noite, show com Clessio Meier. Já no domingo (24), a programação continua com Pérola Negra, às 15h30 e, mais tarde, às 18h, show com Allan Resende.

“Além disso, na sexta e sábado, também vamos prestigiar as apresentações do grupo Dançarte Mix, que promete animar o público. Esperamos que seja uma festa tranquila e aconchegante, assim como o clima de Santa Cruz. Queremos que a comunidade venha festejar e que turistas se sintam em casa e aproveitem o nosso litoral”, comentou a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida.

Já para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, ressalta a importância histórica de Santa Cruz. “Santa Cruz se destaca, entre seus atrativos turísticos, pela diversidade cultural, fruto do talento do seu povo. A nossa história começa alí, às margens do Piraquê-Açu e por isso temos o compromisso de manter a memória daquela região”, disse.

 

O balneário de Santa Cruz está situado às margens da foz do Rio Piraqu-Açu, com histórias de muitas gerações que se mantêm vivas através casarões antigos, o cais do porto, a Fonte do Caju, o extenso manguezal e pescadores à beira do rio.

Santa Cruz foi fundada em 1556 pelo padre Brás Lourenço auxiliado pelo também padre Diogo Jácome. Tudo começou com a chegada dos homens brancos naquelas terras habitadas somente pelos índios tupiniquins, chefiados pelo cacique Maracaiá-Guaçu, ou Grande Gato. Eles chegaram em virtude do processo de catequização, fundando um núcleo de catequese que atraiu várias tribos de índios da região. Mais tarde, com a criação da Aldeia dos Reis Magos (atual Nova Almeida) o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha.

Em 16 de dezembro de 1837 a Aldeia Velha tornou-se distrito. Uma lei provincial elevou o povoado a Freguesia, passando ela a fazer parte do termo de Nova Almeida. Em 1848, por Lei Provincial no. 2, a Freguesia foi elevada a Vila. O município foi criado em 3 de abril de 1848 com o nome de Santa Cruz.

Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II, que pernoitou em Santa Cruz e até inaugurou o chafariz público. Para abrigar o imperador, foi construído o prédio onde depois funcionou a antiga Câmara Municipal, hoje um dos dois únicos patrimônios do Município de Aracruz tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

SERVIÇO:

SANTA CRUZ 463 ANOS
Quando: 22, 23 e 24 de novembro
Onde: às margens do Piraquê-Açu, próximo ao antigo Cais da Balsa - Comunidade de Santa Cruz, Aracruz – ES

Sexta-feira, 22 de novembro
21h - Amanda e Banda
00h - Banda Comichão

Sábado, 23 de novembro
21h - Renan de Castro
00h - Clessio Meier

Domingo, 24 de novembro
15:30h - Perola Negra
18h - Allan Resende

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz