Saúde

Cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal são capacitados quanto ao manuseio de equipamentos

Postada em:

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (29/05), no auditório da FAACZ, uma capacitação destinada a Cirurgiões-dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal da Rede Municipal sobre a prevenção e manutenção dos equipamentos odontológicos. A capacitação foi proferida pelo Técnico em equipamentos odontológicos Cleiton Deolindo Dias. 

Leia também: 1º Seminário INTEGRAR tem sucesso de inscrições e é transferido para outro local

De acordo com a Coordenadora de saúde Bucal (SEMSA), Danielle Tinelli, essa capacitação veio com o intuito de promover entre todos os profissionais da área, uma melhor utilização e manuseio desses equipamentos. “Hoje temos na nossa rede um total de 26 dentistas e 27 auxiliares. Tivemos uma apresentação teórica com vídeos e instruções de limpeza e cuidado com todas as ferramentas usadas no nosso dia a dia, o que nos possibilitou aprender melhores técnicas de como manuseá-los, além de identificar e realizar reparos em caso de danos”, ressalta. 

Para se trabalhar em um consultório odontológico, os auxiliares precisam conhecer os móveis e equipamentos essenciais com os quais lidará diariamente, como por exemplo a cadeira odontológica; o dispositivo de iluminação; a seringa tríplice e peças de mão; o mocho; o aparelho de raio x; a câmara escura; o negatoscópio; o amalgamador;; o fotopolimerizador; dentre tantos outros.