Geral

Sistema de Cerco Eletrônico é oficialmente entregue à população aracruzense

Postada em:

 

Uma cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira (17/04), em frente ao prédio da Central Integrada de Segurança Pública (CISP) da prefeitura, oficializou a entrega do sistema de Cerco Eletrônico do município de Aracruz. O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores, do Comandante do 5º BPM, Tenente Coronel Loureiro, do Delegado Chefe Dr. João Francisco, além do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cesario de Sá. Foto: Luan Lopes

Leia também: Sistema de Cerco Eletrônico é oficialmente entregue à população aracruzense

 

O Secretário de Administração e Recursos Humanos Luciano Forrechi abriu a fala das autoridades. Ele lembrou que Aracruz é uma das poucas cidades no país a contar com o sistema de Cerco Eletrônico e que segurança pública deve ser responsabilidade de todos.”Nossa cidade se tornou a trigésima no país a contar com esse sistema de segurança, e se enganam aqueles que pensam que segurança pública não é uma obrigação da municipalidade, pois se junto está difícil combater a criminalidade, imagina trabalharmos separados”, enfatiza.

Ainda de acordo com Luciano, trabalhar de forma integrada também é um propósito do Governo Municipal, ajudando o Cerco a trazer resultados. “Trabalhar em conjunto é o nosso propósito. Já fizemos muita coisa para garantir que esse sistema funcione, e ainda temos que expandi-lo. Conversamos com a Polícia Rodoviária Federal e Detran para nos integrar cada vez mais, e os resultados já apareceram. No dia 12/04 um veículo foi furtado e conseguimos recuperá-lo ontem em Linhares, além de prender um outro veículo que fazia a cobertura”, comenta.

Em seguida o Comandante do 5º BPM, Tenente Coronel Loureiro, parabenizou o Governo Municipal pela iniciativa e também afirmou que segurança pública é dever de todos. “Esse momento de hoje tem que ser no sentido de parabenizar a prefeitura de Aracruz por essa conquista. A nossa Constituição de 1988 garante que segurança pública é dever do Estado, mas é dever do Estado como um todo, da União, estados e municípios. Diferentemente de outras cidades do interior, Aracruz está na vanguarda dessa integração e sinergia entre as instituições para a proteção da sociedade. Segurança pública não é somente problema da polícia, sendo que na verdade todos nós temos que colocar as mãos nessa grande massa, para que ela se torne uma receita perfeita”, diz.

Expansão do Cerco Eletrônico
Após as falas, as autoridades subiram ao palco e fizeram o descerramento da placa de inauguração, quando o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cesario de Sá, falou que o Governador Casa Grande tem um apreço muito grande por tecnologia e cobra pelo avanço desse sistema em todo o Estado. “O Governador tem nos cobrado a todo instante o avanço do Cerco Eletrônico no estado. Temos a pretensão de fazer primeiramente a grande Vitória para depois avançar para as demais cidades. Também já está em andamento o “Olho Digital” que contempla Aracruz com 40 câmeras, e agora inaugura outras 15 com essa inteligência”, diz.

Ainda segundo o Secretário, “segurança pública é tão importante que pautou as campanhas tanto presidencial quanto estaduais. Mesmo se discutindo muito sobre segurança em nosso país, ainda temos muita pouca propriedade e conhecimento específico sobre o assunto. Por isso fico muito feliz ao chegar em Aracruz pela primeira vez e já encontrar uma reunião do Gabinete Municipal de Gestão Integrada GGIM em pleno funcionamento discutindo os problemas da cidade. Isso é compartilhar os problemas, o que nos faz mais fortes. Parabéns por essa iniciativa que vocês tiveram e fizeram com recursos próprios”, conclui.

Comemorando vitórias
Finalizando as falas das autoridades, o Prefeito Jones Cavaglieri falou da alegria em entregar serviços à população. “Esse é um momento de comemoração das nossas vitórias, vitórias de todos, principalmente daqueles que mais precisam de ter uma melhor segurança. Sabemos dos desafios que é administrar o município, mas se tem uma coisa que nos move, é poder ajudar alguém. E o que entregamos hoje é uma dessas oportunidades de oferecer ajuda, o que nos dá muita satisfação e orgulho de poder atender nossos moradores”.

Jones também lembrou que essa conquista para Aracruz surgiu em uma das reuniões do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM). “Gosto de presidir essas reuniões, quando em uma delas, discutimos essa possibilidade e começamos a buscar os meios necessários para sua implantação, e hoje estamos aqui oficializando essa entrega, comera.

O Cerco Eletrônico
Essa barreira eletrônica de alta tecnologia já vem monitorando 15 pontos da sede administrativa, contendo 32 faixas, para o reconhecimento ótico de caracteres capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos da barreira. Seus mecanismos permitem alcançar objetivos estratégicos na área de segurança pública, com a prevenção e combate à violência, permitindo o monitoramento de todos os veículos que chegam ou saem da cidade, apurando quais foram furtados ou roubados, além de outros com restrições que estejam circulando.

Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz
Juntos, o Cerco Eletrônico e a Central de Videomonitoramento, que hoje opera com 66 câmeras em todo o município, compõem a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz, que ofertará às forças policiais mais poder de investigação e inteligência no combate ao crime.

Fonte: Prefeitura de Aracruz