Cultura

Começa nesta sexta-feira a 10ª Mostra de Demétrio Ribeiro, em João Neiva

Postada em:

Começa nesta sexta feira e vai até domingo a 10ª Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro - Itália Mia, no município de João Neiva. A programação terá apresentação de coral italiano, orquestra de violões, moda de viola, coral de cordas, concurso Ragazza Italia Mia e várias outras atrações.

De acordo com Roberto Cuzini, secretário municipal de Cultura Turismo e Juventude de João Neiva, a expectativa é de que 4 mil pessoas compareçam ao evento até domingo. Ainda segundo o secretário, a única pousada existente no local está com sua capacidade esgotada.

A primeira edição da Mostra de Cultura e Agroturismo de Demétrio Ribeiro ocorreu em 2007 e desde então o evento jamais deixou de acontecer. De acordo com Rudge-Ione Gonçalves, que na época fazia parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, o evento nasceu após um trabalho da administração da época, que tinha como objetivo potencializar o turismo e valorizar a cultura local. Com apoio do Sebrae, a secretaria de Cultura, Turismo e Juventude preparou os empreendedores da região através de cursos de capacitação, culinária e atendimento ao turista.

Esse trabalho motivou a realização da Mostra que hoje já é tradicional e ocorre todos os anos. Rudge-Ione fez questão de citar a comunidade de Demétrio, a Associação de moradores, o comércio local e outros apoiadores fundamentais para que o projeto fosse realizado.