Esporte

Fisiculturista de Aracruz se prepara para ser Campeão Estadual de 2016

Postada em:

O aracruzense Rayssander Mattos Vieira quer o título de campeão capixaba de Bodybuilder em 2016. No esporte, que é popularmente conhecido como fisiculturismo, os atletas trabalham o corpo como escultura.

Rayssander malha desde 2009 e começou a participar de competições em 2013. De lá para cá já foram cinco competições. No primeiro semestre de 2015 o atleta obteve ótimos resultados nas três competições que participou. Em janeiro, no Município de Marataízes, foi 5º colocado na Copa do Rei da Praia, categoria até 75 kg. Depois competiu no Campeonato Estreante Estadual, em Vitória, na categoria Culturismo Clássico até 1,74cm conquistando o primeiro lugar.

Os bons resultados não terminaram por aí, na competição principal do Campeonato Estadual, disputado em Vila Velha, na mesma categoria, nosso representante ficou em segundo lugar, o que garantiu o direito de disputar o Campeonato Brasileiro, mas sem condições psicológicas após ter participado de três competições, o atleta abriu mão da disputa.

Mas não é só de exibições e campeonatos que vive um atleta de alto nível. Músculos que valem títulos exigem muito treino e dedicação. Mesmo faltando meses para a disputa de uma competição, Rayssander mantém intensos os treinamentos, porém com menos volume, mais descanso e maior ingestão de carboidratos.

A preparação é mais rigorosa num período entre 14 e 16 semanas antes da competição, diz o atleta. “Começo diminuindo os carboidratos. À medida que a competição se aproxima a dieta fica mais restrita, o treino de musculação fica com mais volume e entro com aeróbico (caminha moderada) de 30 minutos depois do treino. À note, nova caminhada de 50min e no último mês são 3 aeróbicos por dia, podendo ser 7 dias por semana”, acrescenta.

Apesar de toda essa dedicação e do alto nível do fisiculturista, Rayssander não conta com nenhum patrocínio ou Bolsa Atleta e diz que sua maior dificuldade para continuar competindo são as despesas geradas com as dietas que precisa fazer. O que ameniza a situação são alguns apoios que recebe como do Eraldo da Drogsfarma que oferece boa parte dos suplementos ao atleta.

Rayssander, que admite ter errado no Campeonato Estadual de 2015, está bem motivado para 2016. Sobre a possibilidade de ser campeão capixaba no próximo ano o fisiculturista respondeu: “É grande, estou procurando evoluir e corrigir minhas falhas, se tudo ocorrer bem tenho chance.”

O Campeonato Capixaba de fisiculturismo 2016 ocorre no mês de junho.

Fisiculturista de Aracruz se prepara para ser Campeão Estadual de 2016

Fisiculturista de Aracruz se prepara para ser Campeão Estadual de 2016

O aracruzense Rayssander Mattos Vieira quer o título de campeão capixaba de Bodybuilder em 2016. No esporte, que é popularmente conhecido como fisiculturismo, os atletas trabalham o corpo como escultura. Rayssander malha desde 2009 e começou a part