Geral

Parceria entre Prefeitura e Suzano inicia regularização fundiária do bairro Portelinha em Aracruz

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz deu início a uma importante etapa para garantir segurança jurídica a moradores do bairro Portelinha. Nesta quinta-feira (28), o município firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Suzano S.A. para viabilizar o processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), permitindo que centenas de famílias avancem rumo à obtenção da documentação oficial de seus imóveis.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdur), marca o começo dos trabalhos técnicos e administrativos necessários para a regularização das propriedades. Além de assegurar o direito à posse legal dos imóveis, o processo também contribui para a organização urbana, a valorização patrimonial e a inclusão social da comunidade.

Segundo o diretor de Operações da Suzano, Fabrício José da Silva, a ação representa o reconhecimento da trajetória de famílias que ajudaram a construir a história do bairro ao longo dos anos.

"A regularização fundiária é uma ação de grande importância para a comunidade, pois garante segurança jurídica a famílias que construíram suas vidas no local, criaram seus filhos e ajudaram a construir a história desse bairro. A ausência da documentação do imóvel impacta diretamente a vida dessas pessoas, e poder contribuir para mudar essa realidade é motivo de satisfação para todos nós. Além de trazer mais dignidade, a regularização valoriza os imóveis e cria oportunidades para que as famílias possam prosperar com mais tranquilidade", pontuou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Laryssa Baroni, destacou que a assinatura do acordo representa um avanço em um desafio histórico enfrentado pelo município.

"A parceria com a Suzano representa um passo importante para enfrentarmos um desafio histórico do município. Muitas famílias construíram suas vidas no bairro ao longo dos anos e iniciar esse processo de regularização é motivo de grande satisfação para todos nós. A ação chega em um momento importante para Aracruz, somando-se às obras e investimentos já realizados na região, como a macrodrenagem, que trouxe impactos positivos para a comunidade", afirmou.

Para o prefeito Dr. Coutinho, a regularização fundiária vai muito além da entrega de documentos. Segundo ele, a iniciativa representa dignidade, reconhecimento e novas oportunidades para os moradores.

"É uma emoção acompanhar as pessoas recebendo a documentação de seus imóveis, pois isso simboliza segurança, pertencimento e a realização de um direito tão importante. A regularização traz não apenas segurança jurídica, mas também valorização dos imóveis e novas perspectivas de futuro para essas famílias. A Portelinha é uma comunidade que construiu sua história no município e, de alguma forma, contribuiu para o desenvolvimento de Aracruz, mesmo sem ter, até então, a documentação regular de suas residências. Aracruz segue crescendo, e é essencial que esse desenvolvimento alcance todas as comunidades, garantindo dignidade e oportunidade para todos", destacou.

Com a formalização da parceria, terão início os levantamentos e procedimentos previstos na Reurb, etapa fundamental para que os moradores possam obter, futuramente, o título definitivo de seus imóveis. A expectativa é que o processo contribua para transformar a realidade da Portelinha, garantindo mais segurança jurídica, valorização imobiliária e qualidade de vida para as famílias da comunidade.