Sua Casa
Aracruz voltou a ganhar destaque no cenário nacional da educação e da alimentação escolar. O município foi premiado durante a cerimônia do Prêmio PNAE 2026, realizada nesta terça-feira (23), em Brasília, ao conquistar o 2º lugar na Categoria Indígena com a merendeira Francieli Vitoriano da Silva, da Escola Municipal Pluridocente Indígena (Empi) Irajá.
O reconhecimento aconteceu durante o reality show “Escola de Sabores”, iniciativa que reuniu 30 finalistas de comunidades tradicionais de diversas regiões do Brasil com o objetivo de valorizar a culinária presente na alimentação escolar. Entre os participantes, Francieli se destacou e ficou entre as seis melhores colocadas do país.
A receita apresentada pela merendeira foi um prato composto por aipim com frango acompanhado de tapioca crocante, alimento que já faz parte do cardápio servido aos estudantes da unidade escolar indígena.
“Escolhi esse prato porque ele representa muito a nossa cultura do território tupinikim-guarani”, destacou Francieli.
A premiação foi recebida pela merendeira ao lado da gerente do setor de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Elyne Mara Devens Costalonga, que representou o município no evento.
A cerimônia contou com a presença de autoridades nacionais, entre elas a primeira-dama Rosângela "Janja" Lula da Silva, embaixadora da Alimentação Escolar do Ministério da Educação (MEC), além do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, representantes do MEC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da coordenação nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Para Elyne Mara, a conquista reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Aracruz na área da alimentação escolar.
“Participar deste evento de premiação foi de grande importância. São momentos como este que fortalecem a gestão do PNAE em nosso município. É gratificante ver Aracruz sendo reconhecida e nossa merendeira sendo valorizada. Nossa administração sempre valorizou a merenda escolar, e fomos escolhidos pelo bom êxito na gestão desse programa”, afirmou.
Além da premiação, o encontro nacional promoveu debates e palestras sobre temas relacionados à alimentação escolar, nutrição e educação. Também foram entregues outros reconhecimentos ligados ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE), à Educação Alimentar e Nutricional e às melhores práticas desenvolvidas em instituições de ensino de todo o país.
Segundo Elyne, a participação no evento proporcionou a troca de experiências e o acesso a novas estratégias que poderão contribuir para o fortalecimento das ações desenvolvidas em Aracruz.
“Ainda de acordo com Elyne, o dia em Brasília foi muito produtivo, tendo também os Prêmios 'Conselho de Alimentação Escolar (CAE)'; 'Jornada de Educação Alimentar e Nutricional'; 'CECANE UFT'; 'Melhores Receitas da Alimentação Escolar' e 'Instituto Federal de São Paulo'. Além de Aracruz ter sido reconhecida nacionalmente por essa importantíssima conquista, tivemos ainda várias atividades, com palestras que debateram temas como ‘Alimentação Escolar e Combate à Má Nutrição’; ‘A Escola que Alimenta, Educa e Cuida; o futuro da alimentação escolar brasileira, além de relatos de experiências”, completou.
Emocionada com o resultado, Francieli ressaltou a importância do reconhecimento e da valorização dos profissionais que atuam diariamente na alimentação dos estudantes.
“Tive o privilégio de conhecer diversos especialistas e profissionais que compartilharam suas experiências. Eles mostraram seus desafios e caminhos que nos ajudarão a termos uma alimentação escolar cada vez mais reconhecida. Sem dúvida a valorização dessas boas práticas irá nos fortalecer ainda mais. A educação alimentar e nutricional é algo fundamental para o sucesso de nossos estudantes, e esse prêmio é para cada um deles”, comemorou.
Reconhecido nacionalmente, o Prêmio PNAE 2026 é considerado um dos mais importantes eventos da alimentação escolar brasileira, reunindo profissionais, gestores e instituições que contribuem para o fortalecimento da merenda escolar e da segurança alimentar dos estudantes em todo o país. A conquista de Aracruz reforça o compromisso do município com a valorização da cultura indígena, da alimentação saudável e da qualidade da educação oferecida aos alunos da rede municipal.
