Esporte

Aracruz conquista títulos e garante vagas para os Jogos Escolares Brasileiros no xadrez

Postada em:

Aracruz voltou a se destacar no cenário do xadrez estudantil capixaba. Durante a disputa dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees), realizada no último sábado (20), na sede da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória, estudantes do município conquistaram posições de destaque e garantiram vagas para representar o Espírito Santo nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que acontecerão em setembro, em Brasília.

A delegação aracruzense contou com mais de 100 estudantes de escolas das redes municipal e particular, sob a coordenação do professor Alessandro Camporez, que há duas décadas desenvolve o trabalho de incentivo ao xadrez escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha e em outras unidades da região.

Na categoria infantil, a grande campeã foi Anna Moreira Andrade Preisigke, do Espaço Livre. A vice-campeã foi Yasmim Pinheiro Ferreira, da Emef Ezequiel Fraga Rocha, enquanto Emanuel Bandeira Marinho, também da mesma escola, conquistou a terceira colocação.

“Além dessas colocações, também tivemos outras expressivas, como do 4º ao 8º lugar, sendo que 101 estudantes participaram do torneio, com 21 aqui de Aracruz”, destacou o professor Alessandro Camporez.

O resultado reforça a tradição do município na modalidade. Segundo o professor, Aracruz já havia se destacado na edição anterior dos Jees, quando registrou o maior número de representantes no xadrez escolar dos últimos cinco anos no Brasil e classificou quatro estudantes para representar o Espírito Santo em Uberlândia.

“Isso sem dúvida mostra nossa tradição e força na prática do xadrez nas escolas. Neste ano conquistamos duas das quatro vagas disponíveis para os Jebs, que serão disputados em Brasília, logo na primeira semana de setembro. Vamos continuar nos preparando, e neste próximo sábado (27) teremos a 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)”, lembrou Alessandro.

A secretária municipal de Educação, Jenilza Spinassé, comemorou o desempenho dos estudantes e reafirmou o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da modalidade.

“Parabéns aos nossos estudantes. É com muita alegria e orgulho que eu recebo a notícia dessa classificação. Fiquei honrada de nossa pasta poder contribuir com o translado dos nossos atletas. Vamos sim continuar investindo nessa prática, porque são muitos os frutos colhidos, o que faz de nós, uma referência em todo o país”, enfatizou.

A secretária também destacou o histórico de conquistas do município no esporte.

“Parabéns a nossas crianças e adolescentes por mais essa grande conquista, colocando nossa cidade cada vez mais em evidência. Sempre fomos referência em todo estado e no Brasil. Vale lembrar que nossos estudantes já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e participaram da Olimpíada Nacional. Isso só nos motiva a continuar investindo nessa prática, que também é pedagógica”, ressaltou.

Com os novos resultados, Aracruz reafirma sua posição de destaque no xadrez estudantil capixaba e segue se consolidando como uma das principais referências da modalidade no Espírito Santo e no país.