Geral
Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar
O início das aulas está próximo, e muitos responsáveis buscam a comodidade da internet para comprar o material escolar. Por outro lado, é preciso muito cuidado para não cair em um golpe virtual.
E para evitar que você não seja vítima do cibercrime, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) destaca medidas importantes para você comprar os matérias escolares seguindo boas práticas de segurança digital.
Uma delas é acessar o site ou o app para celular oficial da loja. Para não instalar um aplicativo falso, baixe-o apenas das lojas oficiais (Google Play, Apple Store). Além disso, leia bem as descrições para se certificar de que se trata do app oficial da loja (e não um com nome parecido, que pode conter vírus).
Mais uma ação preventiva importante é não clicar em links com ofertas provenientes de e-mail, SMS e redes sociais. Mesmo que você receba o link de uma fonte confiável, a melhor opção é digitar no navegador o endereço da empresa vendedora do material escolar.
Também é fundamental ter muita atenção com os resultados dos mecanismos de busca. Afinal, ali pode estar um site falso com ofertas irresistíveis, mas que podem comprometer bastante a segurança dos seus dados.
Site falso
Para não acessar um site falso, é preciso observar alguns detalhes. Um deles é verificar se a URL (endereço do site) não apresenta erros de português (Amaizon, Amerecanas, entre outros), nem domínios incomuns (zwv, click etc.). Com a inteligência artificial, é cada vez comum que os golpistas façam cópias praticamente perfeitas do layout de sites corporativos.
Outra prática indicada é verificar se a barra de endereços do site apresenta o tradicional cadeado de segurança, responsável por mostrar se a conexão é criptografada. Também é importante constatar a presença do protocolo HTTPS, porém isso não indica que o site seja legítimo, mas aponta a segurança da comunicação.
Verificar a reputação da loja virtual, avaliar as formas de pagamento disponíveis, analisar a linguagem adotada e constatar a veracidade de informações da empresa (CNPJ, endereço, e-mail, entre outras) são mecanismos válidos para reduzir os riscos de você ser vítima de uma fraude on-line.
