Cultura
Consciência Negra: Cia Vitória Street Dance apresenta o espetáculo Corpos Periféricos em Aracruz
A Cia Vitória Street Dance apresenta, nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o espetáculo Corpos Periféricos. A apresentação, que começa às 19h, será no Centro de Convivênca do Idoso, no bairro Jequitibá, em Aracruz, no norte do Estado.
Com direção de Lalau Martins, o espetáculo conta, no elenco, com os bailarinos Ricardo, Wag, Azinza Binah, Vanessa e Pablo Sheko. É um espetáculo de danças urbanas com influência da Dança Contemporânea. Trata do comportamento humano periférico: seu movimentar, suas angústias, alegrias, características, dores. "Apresentar o espetáculo no Dia da Consciência Negra é reafirmar a resistência do povo negro e periférico", diz a diretora.
O espetáculo, segundo Lalau, busca “mostrar o valor dos corpos que vivem nas periferias, carregando a sociedade literalmente nos braços, com seus cargos subalternos, baixos salários”. Ainda assim, afirma Lalau, Corpos Periféricos “é de uma alegria e potência cultural pulsante e vigente”. O espetáculo tem duração de 50 minutos e foi contemplado no edital de Artes Cênicas - 10/2024 - Funcultura- PNAB de Circulação de Espetáculos.
Corpos Periféricos, acrescenta Lalau, se destina a amantes, praticantes e simpatizantes das danças urbanas, professores de todas as modalidades de dança, coreógrafos, crianças, adolescentes, jovens e adultos, principalmente os da periferia, de onde a modalidade de dança apresentada no espetáculo é oriunda.
A primeira apresentação de Corpos Periféricos foi no dia 15 de novembro, em Domingos Martins, na região serrana. As apresentações seguirão durante o mês de novembro, além de dezembro deste ano e março de 2026. Em novembro, a Cia Vitória Street Dance sobe ao palco também em Bom Jesus do Norte, no sul. No mês de dezembro será a vez de Linhares, no norte do Espírito Santo. A apresentação de Vitória será em março do ano que vem.
