Saúde

Aracruz recebe Carreta Pet Vida para castração e vacinação de animais

Postada em:

Aracruz será um dos primeiros municípios capixabas a receber as ações do Estadual de Bem-Estar, Saúde e Proteção Animal – Pet Vida, uma iniciativa do Governo do Estado que oferece castração com microchipagem e vacinação gratuita de cães e gatos. A unidade chega ao município no dia 21 e novembro e permanece até o dia 25, com ações voltadas aos cuidados, proteção e controle populacional de animais.

A primeira parada será na Praça da Paz no dia 21 (sexta-feira), permanecendo até o dia 22 (sábado). Nos dias 24 (segunda-feira) e 25 (terça-feira), a carreta estaciona na Praça do Corais, na Barra do Sahy. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) com a Prefeitura de Aracruz, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

“A chegada da Carreta Pet Vida a Aracruz representa uma grande conquista para os aracruzenses. Graças à parceria entre a Semam e o Governo do Estado, a população terá acesso a serviços gratuitos e de qualidade voltados ao bem-estar animal, contribuindo também para o controle populacional e a promoção da saúde pública”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.

Para o Prefeito Dr. Coutinho, a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas de proteção animal. “Com os serviços oferecidos pela Carreta Pet Vida, reforçamos o compromisso com a promoção de ações integradas que garantam o cuidado responsável com os animais. Trata-se de uma iniciativa que alia saúde pública, responsabilidade social e respeito à vida”, afirmou.

 

Acesso ao programa

O atendimento prioriza animais comunitários e errantes (de rua), acolhidos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ou animais cadastrados no Programa de Castração de Cães e Gatos de Aracruz - CASTRARA, ou seja, os animais tutelados por ONGs, protetores independentes e munícipes inscritos no CadÚnico.

 

Os serviços

Durante a ação, cada animal castrado receberá microchipagem, roupa pós-cirúrgica ou colar elizabetano e medicação completa para a recuperação. A vacinação será aplicada apenas em animais com 6 meses ou mais, e, por segurança, castração e vacinação não poderão ser realizadas no mesmo atendimento.