Economia
E-commerce: ES tem taxa de crescimento de 68% em envios nacionais no 3º trimestre de 2025
O Espírito Santo teve uma taxa de crescimento de 68% no envio de pacotes no terceiro trimestre de 2025 — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior, que posiciona o estado com o quarto maior índice de crescimento no período no país. Esse levantamento faz parte da terceira edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no terceiro trimestre de 2025 no Brasil.
Além disso, o Espírito Santo destacou-se como o quarto principal estado com a maior quantidade de envios de pacotes, desde o pequeno negócio até grandes marcas. E como o sexto estado com maior quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs) e com o segundo maior crescimento no primeiro semestre do ano (175%)
De acordo com o levantamento, os empreendedores aumentaram em 22%, em comparação com o 2º trimestre deste ano, o uso de pontos de recebimento de pacotes (do conceito de Pick up and Drop off points — PUDOs), que evidencia a preferência por opções de coleta que tem mais flexibilidade e geram mais praticidade.
As datas comemorativas, como Dia dos Pais e Dia do Cliente, foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas para pequenos negócios com crescimentos de 94% e 68%, respectivamente.
Entre os produtos mais comercializados no período na região Sudeste do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), eletrônicos e informática (3º), serviços financeiros (4º) e artigos esportivos (5º).
Mais informações e dados do Mapa da Logística podem ser acessados pelo link.
Sobre o Mapa da Logística
O Mapa da Logística é um levantamento da Loggi lançado em 2025 que apresenta a cada trimestre os dados locais e nacionais de envios e entregas, destaca categorias de produtos em expansão, além de trazer insights e ser referência para empresas de todos os tamanhos, em especial pequenos e médios empreendedores que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas. Os dados são coletados com base em envios realizados — entre pequenos, médios e grandes negócios, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente — em todas as regiões do Brasil.
Nesta terceira edição, foi analisado o movimento logístico do Brasil no 3º trimestre deste ano, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 22 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.
Para acessar o material completo, acesse a página oficial da Loggi no link para baixar o PDF de cada trimestre.
Sobre a Loggi
A Loggi é uma empresa brasileira que está transformando a logística por meio da tecnologia. Fundada em 2013, a Loggi começou com entregas rápidas dentro das grandes cidades, expandindo sua atuação por todo o território nacional, se consolidando como um dos maiores players de logística no mercado de e-commerce brasileiro.
Com inovação e os melhores talentos, a companhia tem a missão de conectar o Brasil, levando novas soluções para coleta e entregas de forma simples e acessível, através de uma malha robusta, ágil e tecnológica. E para garantir uma experiência mais completa e integrada em logística, com uma operação eficiente e melhores custos, a Loggi usa inteligência artificial, big data e machine learning para otimizar e desenvolver produtos e serviços, de acordo com a demanda e necessidades do mercado.
