Geral
Família Acolhedora: João Neiva conta com programa que transforma vidas
Infelizmente, nem sempre uma criança ou adolescente pode permanecer com sua família de origem. Nessas situações delicadas, o programa "Família Acolhedora" surge como uma alternativa segura, humana e cheia de afeto. Em João Neiva, a iniciativa já está em funcionamento e busca novas famílias dispostas a abrir as portas de casa — e do coração — para oferecer acolhimento temporário.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades). Seu objetivo é garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham um lar provisório, onde encontrem carinho, atenção e a vivência familiar enquanto aguardam a solução definitiva de suas situações.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Amanda Scopel destaca que "ser família acolhedora é compreender que cada gesto de cuidado pode marcar para sempre a vida de uma criança. É um ato de cidadania e amor que transforma não apenas a vida acolhida, mas também a de quem acolhe”.
O CREAS é o responsável por coordenar todo o processo: realiza a seleção, capacitação e acompanhamento das famílias acolhedoras, garantindo que a experiência seja segura, responsável e enriquecedora para todos os envolvidos.
Qualquer família do município pode se candidatar, desde que atenda aos critérios do programa, dentre eles: residir no município há pelo menos 1 ano; ter entre 20 e 70 anos; não estar habilitado, nem em processo de habilitação ou interesse em adoção. O mais importante é a disposição em oferecer afeto, estabilidade e um ambiente saudável durante o período de acolhimento.
Para se inscrever, basta procurar o CREAS, localizado na rua Praça Nossa Senhora do Líbano, 46, Centro e conversar com a equipe técnica.
Mais do que um lar temporário, o programa "Família Acolhedora" é uma oportunidade de multiplicar amor, cidadania e esperança.
Informações através do WhatsApp: (27) 98137-0068.