Cidades

Ruas de Linhares ganharão 6 mil mudas de árvores

Postada em:

A prefeitura de Linhares lançará um projeto que pode servir de exemplo para outros municípios que insistem em cortar árvores alegando motivos absurdos e mostrando ainda não ter consciência ambiental, mesmo diante de tantas mudanças climáticas. O projeto visa a rearborização para 60 ruas do município. Cerca de 6 mil mudas serão plantadas e a população terá parte importante neste processo.

A Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental - Andesa, executará o projeto, batizado de "Adote Linhares", em busca de criar um ambiente social propício para que as mudas plantadas sejam protegidas pela própria população.

Para isso, um curso de 40 horas será oferecido a 500 agentes ambientais voluntários, abordando temas como efeito estufa, legislação ambiental e práticas ecológicas. Além disso, mais 2.500 pessoas serão recrutadas como influenciadores sociais, em busca de propagar a importância de proteger as novas árvores.

A Andesa apresentou seu planejamento de trabalho ao novo secretário de Desenvolvimento, Luciano Cabral, na manhã desta segunda-feira (6). "O projeto, que foi idealizado pela Prefeitura de Linhares e será executado pela Andesa, visa a melhoria do bem estar da população, uma vez que a arborização é fator comprovado de melhoria da qualidade de vida", afirma Cabral. "Esperamos que seja o início de uma mudança de comportamento", completa.

Cada uma das mudas terá um padrinho. O nome do projeto vem deste ponto: os moradores adotarão as árvores, com direito a termo de responsabilidade e cartilha de cuidados. Os pontos de plantio e as espécies serão decididos após mapeamento das ruas.

"É um projeto muito mais de educação do que de plantio. Queremos mobilizar Linhares em torno disso", explica a presidente da Andesa, Vanessa Gonçalves. A organização, que existe desde 2007, já atuou em projetos dentro e fora do Espírito Santo, tendo ações no Pará, Rio de Janeiro, Amapá, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.