Esporte

Jogos Escolares Brasileiros: Aracruz lidera número de enxadristas nos últimos 5 anos

Postada em:

Aracruz se consolidou como o município com o maior número de representantes na modalidade de xadrez dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) nos últimos cinco anos. A conquista mais recente veio neste domingo (29), em Vitória, quando quatro estudantes garantiram vaga nos JEBs após se destacarem nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), etapa classificatória estadual. Eles agora representarão o Espírito Santo na fase nacional, que acontece em outubro, na cidade de Uberlândia (MG).

No sábado (28), os 13 estudantes que disputaram os JEES participaram também da 5ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz, realizada na praça de alimentação do Shopping Oriund. O torneio reuniu mais de 100 alunos das categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-15 e Open (acima de 15 anos), oriundos de diversas instituições: as Emefs Ezequiel Fraga Rocha, Luíza Silvina e Prof. Bárula Neves dos Santos, além das escolas particulares Espaço Livre, CEA, Casa do Estudante, Darwin, Colibri, CEPC, SESC e SESI/SENAI.

Responsável pela formação dos atletas, o professor Alessandro Camporez, que há 19 anos desenvolve esse trabalho no ensino fundamental da Emef Ezequiel Fraga Rocha e região, comemorou o resultado dos alunos.
“Queria parabenizar todos os estudantes pelo contínuo comprometimento e dedicação. Neste domingo (29), em Vitória, dos 13 alunos que se classificaram para os JEES, quatro representarão Aracruz nos JEB´s. Nós ganhamos todas às vagas nas cinco últimas seletivas, e dos últimos quatro anos, Aracruz já conquistou todas as vagas do Espírito Santo para disputar o JEBS”, destacou.

Camporez também ressaltou a atuação de escolas e atletas que se destacam há anos na modalidade.
“A escola Espaço Livre é com a maior quantidade de alunos que já representaram o Espírito Santo no Brasil. Também temos que destacar os alunos Ivo Rizzo Vieira, do Darwin, e a aluna Lara Vieira Peixoto, hoje na Casa do Estudante, que são contemplados com o Bolsa Atleta Municipal. Lara inclusive já esteve em quatro capitais do Brasil representando o Espírito Santo,” lembrou.

Na seletiva deste domingo (29), no masculino, o ouro foi conquistado por Davi Del Piero (Darwin), enquanto Thierry Carvalho Schetine (CEPC) ficou com a prata. No feminino, Anna Moreira Preisigke (Espaço Livre) levou o ouro e Rebeca Alves Cebriam (Emef Ezequiel Fraga Rocha) ficou com a prata.

A secretária municipal de Educação, Jenilza Spinassé, celebrou a conquista e reforçou a posição de Aracruz como referência na modalidade.
“Parabéns a nossas crianças e adolescentes por mais essa grande conquista, colocando nossa cidade cada vez mais em evidência. Sempre fomos referência em todo estado e no Brasil. Vale lembrar que nossos estudantes já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB'S) e participaram da Olimpíada Nacional. Isso só nos motiva a continuar investindo nessa prática, que também é pedagógica”, destacou.

Além dos torneios, Aracruz também realiza formações em xadrez para professores da rede municipal. Essas formações visam a aplicação pedagógica do jogo, com uma didática que aborda desde os elementos básicos — como peças, movimentos e regras — até estratégias que ajudam no desenvolvimento cognitivo dos alunos.