Cultura

Aracruz sediará a 6ª edição da TEIA Cultural em 2026, maior evento de cultura do país

Postada em:

Aracruz foi escolhida para sediar, em julho de 2026, a 6ª edição da TEIA Cultural — considerado o maior encontro de cultura do Brasil. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), o evento marcará os 20 anos da Política Nacional Cultura Viva e deve posicionar o município capixaba como referência nacional no setor.

A confirmação foi reforçada nesta quinta-feira (26), durante visita de representantes do MinC e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ao município. A reunião com a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz (Semtur) teve como objetivo alinhar as estratégias para a realização do evento.

Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática: estabelecer reflexão e relação com a perspectiva do Futuro Ancestral e do Bem Viver”, a programação acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho de 2026, no Sesc Praia Formosa, em Santa Cruz. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 60 mil pessoas de diferentes regiões do país para uma grande celebração da diversidade cultural e fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Parcerias fortalecidas

“A Teia Nacional da Cultura Viva simboliza, para nós, uma valiosa parceria com o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura, a sociedade civil e os movimentos culturais, reafirmando nosso compromisso com a valorização e o fortalecimento da rica diversidade cultural que caracteriza nossa cidade”, destacou Helder Tabosa, secretário da Semtur.

Para o prefeito Dr. Coutinho, a escolha de Aracruz reforça o protagonismo do município no cenário cultural. “Estamos falando de um encontro que reunirá milhares de representantes culturais de todo o Brasil, e a escolha do nosso município demonstra a confiança no nosso potencial e na nossa estrutura para sediar grandes eventos, reforçando o compromisso da gestão com uma política cultural inclusiva e democrática”, enfatizou.

Primeira cidade do interior a sediar a TEIA

Aracruz será a primeira cidade do interior — fora de uma capital — a receber uma edição da TEIA Cultural. De acordo com o Ministério da Cultura, a escolha foi motivada por diversos fatores, como a boa gestão local, o acolhimento à proposta do evento e a localização estratégica do município, com acesso facilitado à capital capixaba.

A infraestrutura do Sesc Praia Formosa também foi decisiva para a escolha, assim como o reconhecimento do fortalecimento das ações culturais na região e a atuação ativa dos fazedores de cultura, movimentos sociais e lideranças comunitárias.

Sobre a TEIA

Criada em 2006, a TEIA Cultural é um encontro nacional que reúne expressões da diversidade cultural brasileira, com foco em comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, periferias urbanas e outros territórios de resistência. Mais que um evento, é um espaço de articulação, formação e troca, onde a cultura é tratada como direito e instrumento de transformação social.

Na edição de 2026, o evento contará com o V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, mostras artísticas, feira de economia solidária, oficinas e debates sobre justiça climática, saberes tradicionais e o conceito de bem viver. A TEIA segue firme como política pública estratégica, promovendo diálogos entre a sociedade civil, Pontos de Cultura, governos e instituições acadêmicas — celebrando o passado, construindo o presente e lançando um olhar ancestral para um futuro mais justo e sustentável.